Exercícios de interpretação de texto
Para você treinar, os exercícios de interpretação de texto a seguir são de processos seletivos passados e te ajudarão nos estudos para alcançar os seus objetivos. Confira:
Questão 01 – (UFT TO)
Texto I
O Juiz Valério alegrava-se com a aproximação da comissão. Acreditava em justiça, em lei, achava que o governo fosse dotado de uma clarividência que o comum dos homens não possuía, de uma reta intenção de punir o mal e premiar o bem. Daquele recanto tão afastado, Governo era assim algo de sobre-humano e inatacável. Antes porém que a Comissão chegasse ao [Vila do] Duro, aportaram ali notícias do que era ela. Era como o vento que precede a chuva braba. Quem vinha chefiando a comissão era um juiz togado, com assento em Porto Nacional, formado pela Faculdade do Recife, com militança no Foro de Salvador e Belém do Pará, homem de estudo, homem de preparo, homem sabido e corrido.
Fonte: ÉLIS, Bernardo. O tronco.
Rio de Janeiro: José Olympio, 2008, p.15. (fragmento). (adaptado).
Texto II
Sucedeu então vir o grande sujeito entrando no lugar, capiau de muito longínquo: tirado à arreata o cavalo raposo, que mancara, apontava de noroeste, pisando o arenoso. Seus bigodes ou a rustiquez – roupa parda, botinões de couro de anta, chapéu toda a aba – causavam riso e susto. Tomou fôlego, feito burro entesa orelhas, no avistar um fiapo de povo mas a rua, imponente invenção humana. Tinha vergonha de frente e de perfil, todo o mundo viu, devia também de alentar internas desordens no espírito.
Fonte: ROSA, João Guimarães. Tutaméia (Terceiras estórias).
Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001, p. 58. (fragmento).
Os fragmentos das obras de Bernardo Élis e de João Guimarães Rosa narram, respectivamente, a notícia da chegada de um viajante e a chegada de outro viajante. É CORRETO afirmar que os narradores:
a) descrevem a valentia desses viajantes.
b) constroem imaginários desses viajantes.
c) delineiam as características físicas desses viajantes.
d) explicam as relações entre esses viajantes e o governo.
Questão 02 – (FUVEST SP)
amora
a palavra amora
seria talvez menos doce
e um pouco menos vermelha
se não trouxesse em seu corpo
(como um velado esplendor)
a memória da palavra amor
a palavra amargo
seria talvez mais doce
e um pouco menos acerba
se não trouxesse em seu corpo
(como uma sombra a espreitar)
a memória da palavra amar
Marco Catalão, Sob a face neutra.
É CORRETO afirmar que o poema:
a) aborda o tema da memória, considerada uma faculdade que torna o ser humano menos amargo e sombrio.
b) enfoca a hesitação do eu lírico diante das palavras, o que vem expresso pela repetição da palavra “talvez”.
c) apresenta natureza romântica, sendo as palavras “amora” e “amargo” metáforas do sentimento amoroso.
d) possui reiterações sonoras que resultam em uma tensão inusitada entre os termos “amor” e “amar”.
e) ressalta os significados das palavras tal como se verificam no seu uso mais corrente.
Questão 03 – (FATEC SP)
Leia a charge:
De acordo com as informações verbais e não verbais apresentadas na charge, pode-se depreender, corretamente, que:
a) a alta qualificação profissional da maioria da população acarreta um aumento no número de vagas não preenchidas no mercado de trabalho.
b) as vagas de emprego cresceram devido à alta concorrência entre os trabalhadores, incluindo-se até mesmo crianças e mulheres na disputa por uma vaga no mercado de trabalho.
c) a falta de oportunidade de trabalho, aliada a novos meios de transporte de massa, impedem o desenvolvimento de atividades paralelas no mercado de trabalho.
d) as vagas ofertadas no mercado de trabalho, apesar de inúmeras e constantes, não garantem estabilidade e remuneram menos do que as atividades “empreendedoras”.
e) a resiliência, aliada à persistência, levam as pessoas a se realocarem dentro do mercado de trabalho e, consequentemente, adaptarem-se a novas oportunidades de trabalho.
Questão 04 – (IFBA)
É necessário que a mulher se coloque em um espaço mínimo de resistência, denunciando ameaças – quando há tempo para isso –, mas, ainda que ela denuncie, não evitará o crime se o Estado não se mobilizar para protegê-la. O que evita o feminicídio é a resposta estatal à violência.
COSTA, Waleska. No aniversário da Lei
Maria da Penha, 5 feminicídios nas últi-
mas 48h. Disponível em:. Acesso em 07 de agosto de 2018.
O apelo central da fala da Waleska Costa é:
a) A falta de tempo para as mulheres vitimadas denunciarem.
b) O Estado não protege as mulheres.
c) Alertar o Estado para a busca de ações com celeridade para proteção de mulheres vítimas de violência.
d) As mulheres não denunciam a violência doméstica.
e) Os motivos que levam as mulheres vitimadas a não denunciarem.
Questão 05 – (FUVEST SP)
Examine o cartum.
Frank e Ernest – Bob Thaves. O Estado de S. Paulo. 22.08.2017.
O efeito de humor presente no cartum decorre, principalmente, da:
a) semelhança entre a língua de origem e a local.
b) falha de comunicação causada pelo uso do aparelho eletrônico.
c) falta de habilidade da personagem em operar o localizador geográfico.
d) discrepância entre situar-se geograficamente e dominar o idioma local.
e) incerteza sobre o nome do ponto turístico onde as personagens se encontram.
Questão 06 – (UNIFOR CE)
O Governo pretende, com a campanha acima,…
a) criticar as pessoas que dirigem embriagadas.
b) fazer propaganda das medidas socioeducativas criadas pelo governo.
c) conclamar o povo brasileiro contra as pessoas que dirigem mal.
d) expor aos leitores sobre as penalidades decorrentes de se dirigir inadequadamente.
e) convencer os leitores a se envolverem em uma campanha a favor da vida.
Questão 07 – (UNIFOR CE)
Texto I
Peixinho sem água, floresta sem mata
É o planeta assim sem você
Rios poluídos, indústria do inimigo
É o planeta assim sem você
http://mataatlantica-pangea.blogspot.com. br/2009/10/parodia-meio-ambiente_02.html
Texto II
Avião sem asa
Fogueira sem brasa
Sou eu assim, sem você
Futebol sem bola
Piu-Piu sem Frajola
Sou eu assim, sem você
(Claudinho e Buchecha)
Os textos I e II apresentam intertextualidade, que, para Julia Kristeva, é um conjunto de enunciados, tomados de outros textos, que se cruzam e se relacionam. Dessa forma, pode-se dizer que o tipo de intertextualidade do texto I em relação ao texto II é:
a) epígrafe, pois o texto I recorre a trecho do texto II para introduzir o seu texto.
b) citação, porque há transcrição de um trecho do texto II ao longo do texto I.
c) paródia, pois a voz do texto II é retomada no texto I para transformar seu sentido, levando a uma reflexão crítica.
d) paráfrase, porque apesar das mudanças das palavras no texto I, a ideia do texto II é confirmada pelo novo texto.
e) alusão, porque faz referência, de modo implícito, ao texto II para servir de termo de comparação.
Questão 08 – (UEFS BA)
A análise do cartum, devidamente contextualizada, permite inferir que:
a) a desigualdade social é fruto de interesses econômicos de valorização do espaço urbano em detrimento das áreas rurais.
b) as prioridades da classe alta nem sempre contemplam as necessidades básicas da camada social menos favorecida.
c) a produção em massa de biocombustíveis representa um desrespeito à sobrevivência humana por seu impacto nos preços mundiais dos alimentos.
d) a fome é um fato social específico de alguns países e só será mitigada depois que as nações desenvolvidas possibilitarem a equidade social.
e) a crise de alimentos, na atualidade, é resultante de uma economia neoliberal, que não se preocupa com a falta de desenvolvimento tecnológico em alguns países.
Questão 09 – (UNIRIO RJ)
LUZ DO SOL
Luz do sol,
Que a folha traga e traduz
Em verde novo, em folha, em graça,
Em vida, em força e em luz
Céu azul,
Que vem até aonde os pés tocam a terra
E a terra expira e exala seus azuis.
Reza, reza o rio,
Córrego pro rio,
O rio pro mar.
Reza a correnteza,
Roça a beira,
Doura a areia.
Marcha o homem sobre o chão,
Leva no coração uma ferida acesa.
Dono do sim e do não
Diante da visão da infinita beleza
Finda por ferir com a mão essa delicadeza,
A coisa mais querida:
A glória da vida.
(Caetano Veloso)
No verso “Que a folha traga e traduz”, os vocábulos sublinhados correspondem, semanticamente, a:
a) absorve e transforma
b) interage e insere
c) engloba e exala
d) dissipa e reflete
e) dizima e capta
Questão 10 – (PUC MG)
Considere a charge a seguir. Examine-a atentamente.
Assinale a afirmativa CORRETA:
a) O título do texto sugere tratar-se de dúvidas comuns a todos os adolescentes, o que é ratificado pela imagem.
b) A charge tem como objetivo criticar a condição em que se encontram os adolescentes brasileiros.
c) Há uma discrepância em termos de registro no que se refere às duas partes de que se compõe a resposta.
d) A primeira parte do diálogo sinaliza uma insatisfação dos três jovens quanto à fase da vida em que encontram.
Gabarito:
1. B 2. D 3. E 4. C 5. D 6. E 7. C 8. E 9. A 10. C
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Encontrado em: https://www.projetoredacao.com.br/blog/exercicios-de-interpretacao-de-texto/
Em 11/09/2021
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