domingo, 12 de setembro de 2021

Como passar em um concurso público? Não sei o segredo, mas podemos compartilhar algumas dicas.

 Muitas pessoas se debruçam em livros e mais livros em busca do conhecimento necessário para passar em um concurso público. E não estão errados, pois só através dos estudos é que alcançamos o tão sonhado cargo público.

Acredita-se que associando os estudos às práticas o indivíduo aprende 80% mais!
  

Lev Vygostsky, o teórico do ensino como processo social , Ao formular o conceito de zona proximal, Vygotsky mostrou que o bom ensino é aquele que estimula a criança a atingir um nível de compreensão e habilidade que ainda não domina completamente, "puxando" dela um novo conhecimento. "Ensinar o que a criança já sabe desmotiva o aluno e ir além de sua capacidade é inútil", diz Teresa Rego;( https://novaescola.org.br/conteudo/382/lev-vygotsky-o-teorico-do-ensino-como-processo-social). 12/09/2021

e Jean PIAGET, Vem de Piaget a ideia de que o aprendizado é construído pelo aluno e é sua teoria que inaugura a corrente construtivista. Educar, para Piaget, é "provocar a atividade" - isto é, estimular a procura do conhecimento. "O professor não deve pensar no que a criança é, mas no que ela pode se tornar", diz Lino de Macedo. (https://novaescola.org.br/conteudo/1709/jean-piaget-o-biologo-que-colocou-a-aprendizagem-no-microscopio). 12/09/2021

Por isso, estudar e colocar em prática tudo que aprendeu na teoria é  mais efetivo. Digo isso por experiência própria, pois tentei por e 3 vezes passar em um concurso público para professor, durante a minha graduação consegui um estágio remunerado em uma escola estadual da cidade onde morava. Ao chegar na escola fui informada que a necessidade maior era na secretaria da escola, pois o quadro de professores já estava completo, e os mesmos não tinham o hábito de faltar, por isso não precisariam dos meus serviços nas salas de aula e sim na secretaria da escola, onde eu seria mais eficiente. Eu aceitei, mas nem imaginava que isso me ajudaria muito... Lá eu pude aprender muito sobre as Leis de Diretrizes e Bases (LDB), planejamento e registro de aula, entre outras coisas, que não se aprende em sala de aula, mas é cobrado em avaliações de concursos. Dois anos depois fiz um concurso para professor e passei!!! Nossa!  foi muito gratificante passar esse período ( 1 ano e meio) na secretaria da escola, pois associado aos conhecimentos teórics que eu já tinha, completaram o que eu precisava para finalmente ser aprovada!


Então, fica a dica: A teoria é muito bom, mas a prática a aperfeiçoa.


Elaine Lima


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amo quando você comenta!