Atividades com Figuras de Linguagem
TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
A Felicidade
Tristeza não tem fim felicidade sim.
A felicidade é como a pluma
que o vento vai levando pelo ar,
voa tão leve, mas tem a vida breve
precisa que haja vento sem parar.
A felicidade do pobre
parece a grande ilusão do carnaval
a gente trabalha o ano inteiro
por um momento de sonho
pra fazer a fantasia
de rei ou de pirata ou jardineira
pra tudo se acabar na quarta-feira.
A felicidade é como a gota de orvalho
numa pétala de flor,
brilha tranquila
depois de leve oscila
e cai como uma lágrima de amor.
A minha felicidade
está sonhando nos olhos
da minha namorada
É como esta noite, passando,
passando em busca da madrugada
Fale baixo por favor
pra que ela acorde
alegre com o dia
oferecendo beijos de amor.
MORAES, Vinicius e JOBIM, Tom. As mais belas serestas brasileiras. 9ª ed. Belo Horizonte: Barvalle Indústria Gráfica Ltda, 1989.
1. Nas duas primeiras estrofes, há uma tentativa de se definir a felicidade, para isso o eu lírico vale-se de
a) comparações.
b) metáforas.
c) metonímias.
d) hipérboles.
TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Esse texto do século XVI reflete um momento de expansão portuguesa por vias marítimas, o que demandava a apropriação de alguns gêneros discursivos, dentre os quais a carta. Um exemplo dessa produção é a Carta de Caminha a D. Manuel. Considere a seguinte parte dessa carta:
Nela [na terra] até agora não pudemos saber que haja ouro nem prata... porém a terra em si é de muito bons ares assim frios e temperados como os de Entre-Doiro-e-Minho. Águas são muitas e infindas. E em tal maneira é graciosa que querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo por bem das águas que tem, porém o melhor fruto que nela se pode fazer me parece que será salvar esta gente e esta deve ser a principal semente que vossa alteza em ela deve lançar.
2. Assinale a alternativa em que as palavras grifadas estão empregadas em sentido conotativo.
a) ...porém a terra em si é de muito bons ares...
b) Águas são muitas e infindas. E em tal maneira é graciosa que querendo-a aproveitar...
c) ...querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo por bem das águas que tem...
d) ...o melhor fruto que nela se pode fazer me parece que será salvar esta gente...
e) ...esta deve ser a principal semente que vossa alteza em ela deve lançar.
TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Tanto de meu estado me acho incerto,
Que em vivo ardor tremendo estou de frio;
Sem causa, juntamente choro e rio;
O mundo todo abarco e nada aperto.
É tudo quanto sinto um desconcerto;
Da alma um fogo me sai, da vista um rio;
Agora espero, agora desconfio,
Agora desvario, agora certo.
Estando em terra, chego ao Céu voando;
Numa hora acho mil anos, e é de jeito
Que em mil anos não posso achar uma hora.
Se me pergunta alguém por que assim ando,
Respondo que não sei; porém suspeito
Que só porque vos vi, minha Senhora.
(www.fredb.sites.uol.com.br/lusdecam.htm)
3. Considere:
%u2022 ardor x frio
%u2022 choro x rio
%u2022 abarco x nada aperto
Esses jogos de palavras, exemplos do pré-Barroco na poesia de Camões, constituem
a) eufemismos que revelam o sofrimento do eu lírico.
b) antíteses que confirmam o desconcerto do eu lírico.
c) sinestesias que marcam as contradições do eu lírico.
d) hipérboles que exageram o sofrimento do eu lírico.
e) metáforas que comparam a dor com a vida do eu lírico.
TEXTO PARA AS PRÓXIMAS 2 QUESTÕES:
RELAMPIANO
Tá relampiano, cadê neném?
Tá vendendo drops no sinal pra alguém
Tá relampiano, cadê neném
Tá vendendo drops no sinal pra alguém
Tá vendendo drops no sinal...
Todo dia é dia, toda hora é hora,
Neném não demora pra se levantar
Mãe lavando roupa, pai já foi embora,
E o caçula chora pra se acostumar
Com a vida lá de fora do barraco,
Hay que endurecer um coração tão fraco,
Pra vencer o medo do trovão,
Sua vida aponta a contramão.
................................................
LENINE & MOSCA. Na Pressão. Rio de Janeiro: BMG, 1999. 1CD, digital, estéreo.
4. NÃO é correto afirmar que o texto
a) apresenta estrangeirismos.
b) utiliza, denotativamente, a palavra "contramão".
c) tem, no título, um exemplo do registro coloquial da língua.
d) faz uma denúncia social sobre a situação dos meninos de rua.
5. Sobre o gênero literário desse texto, é correto afirmar que há
a) traços do épico, como personagens e narrador.
b) elementos do lírico, como rimas e figuras de linguagem.
c) mistura entre o épico e o lírico, com a valorização de ambos.
d) características do drama, com apontamentos para a representação.
6. "O vento varria as folhas,
O vento varria os frutos,
O vento varria as flores...
E a minha vida ficava
Cada vez mais cheia
De frutos, de flores, de folhas."
(BANDEIRA, Manuel. "Canção do vento e da minha vida". In: CEREJA, William R. e MAGALHÃES, Thereza C. "Gramática reflexiva." São Paulo: Atual, 1999. p. 359)
NÃO é possível identificar, no fragmento acima, a figura de linguagem:
a) ironia.
b) anáfora.
c) metáfora.
d) gradação.
7. Identifique as figuras de linguagem que ocorrem nas frases a seguir:
a) "O mito é o nada que é tudo..."Paradoxo e antítese.
b) Fitei-a longamente, fixando meu olhar na menina dos olhos dela. catacrese.
c) "O povo estourava de rir." (Monteiro Lobato) Hipérbole.
8. Em "As árvores pareciam enlouquecer com o forte vento.", temos uma figura de linguagem chamada Prosopopeia .
9. Em "Tristeza não tem fim/Felicidade sim" (Vinícius de Moraes), temos uma figura de linguagem chamada Antítese .
10. Em "Aquele político faltou com a verdade.", temos uma figura de linguagem chamada Eufemismo.
11. Assinale as frases em que há metáfora:
a) ( x ) Seu olhar era frio.
b) ( ) O sol nos dá luz e calor.
c) ( x ) O amor amolece os corações.
d) ( x ) O presidente foi bombardeado com perguntas.
e) ( ) Está chegando a Copa do Mundo.
12. Em "Aquelas crianças quebrando tudo pareciam uns anjinhos.", temos uma figura de linguagem chamada
Ironia.
Ironia.
13. Identifique as figuras de linguagem marcando:
(1) Metáfora
(2) Metonímia
(3) Catacrese
(4) Comparação
(5) Prosopopeia
a) ( 2 ) Gosto de ouvir Titãs.
b) ( 1 ) A doçura do teu olhar é minha vida.
c) ( 5 ) O rio engasgou num barraco.
d) ( 3 ) Usarei no tempero um dente de alho.
e) ( 4 ) Você é venenosa como uma cobra.
14. Em "Sino de Belém bate bém - bém - bém" e "Sino da paixão bate bão - bão - bão" (Manuel Bandeira), temos uma figura de linguagem chamada Onomatopéia
15. Em "As crianças estavam mortas de sede.", temos uma figura de linguagem chamada Hipérbole
TEXTO PARA AS PRÓXIMAS 2 QUESTÕES:
A FUGA
Mal colocou o papel na máquina, o menino começou a empurrar uma cadeira pela sala, fazendo um barulho infernal.
- Para com esse barulho, meu filho - falou, sem se voltar.
Com três anos, já sabia reagir como homem ao impacto das grandes injustiças paternas: não estava fazendo barulho, só estava empurrando uma cadeira.
- Pois então para de empurrar a cadeira.
- Eu vou embora - foi a resposta.
Distraído, o pai não reparou que ele juntava ação às palavras, no ato de juntar do chão suas coisinhas, enrolando-as num pedaço de pano, era sua bagagem: um caminhão de plástico com apenas três rodas, um resto de biscoito, uma chave (onde diabo meteram a chave da despensa? a mãe mais tarde irá saber), metade de uma tesourinha enferrujada, sua única arma para a grande aventura, um botão amarrado num barbante.
A calma que baixou então na sala era vagamente inquietante. De repente o pai olhou ao redor e não viu o menino. Deu com a porta da rua aberta, correu até o portão:
- Viu um menino saindo desta casa? - gritou para o operário que descansava diante da obra, do outro lado da rua, sentado no meio-fio.
- Saiu agora mesmo com uma trouxinha - informou ele.
Correu até a esquina e teve tempo de vê-lo ao longe, caminhando cabisbaixo ao longo do muro.
A trouxa, arrastada no chão, ia deixando pelo caminho alguns de seus pertences: o botão, o pedaço de biscoito e - saíra de casa prevenido - uma moeda de um cruzeiro. Chamou-o mas ele apertou o passinho e abriu a correr em direção à avenida, como disposto a atirar-se diante do ônibus que surgia à distância.
- Meu filho, cuidado!
O ônibus deu uma freada brusca, uma guinada para a esquerda, os pneus cantaram no asfalto.
O menino, assustado arrepiou carreira. O pai precipitou-se e o arrebanhou com o braço como um animalzinho:
- Que susto você me passou, meu filho - e apertava-o contra o peito comovido.
- Deixa eu descer, papai. Você está me machucando.
Irresoluto, o pai pensava agora se não seria o caso de lhe dar umas palmadas:
- Machucando, é? Fazer uma coisa dessas com seu pai.
- Me larga. Eu quero ir embora.
Trouxe-o para casa e o largou novamente na sala - tendo antes o cuidado de fechar a porta da rua e retirar a chave, como ele fizera com a da despensa.
- Fique aí quietinho, está ouvindo? Papai está trabalhando.
- Fico, mas vou empurrar esta cadeira.
E o barulho recomeçou.
FERNANDO SABINO
16. As expressões "infernal" e "diabo", no texto, fazem parte da linguagem baseada na:
a) objetividade.
b) gramática.
c) emoção.
d) denotação.
e) n.d.a.
17. Nas frases "A trouxa... ia deixando pelo caminho alguns pertences", "O ônibus deu uma freada brusca", "os pneus cantaram" encontra-se uma figura de linguagem. Qual das alternativas traz a classificação da figura?
a) Metáfora.
b) metonímia.
c) Prosopopeia ou personificação.
d) Alegoria.
e) Hipérbole.
18. Construindo o conceito
Leia este poema, de Sérgio Capparelli:
Menina na janela
A lua é uma gata branca,
mansa,
Que descansa entre as nuvens.
O sol é um leão sedento,
mulambento,
que ruge na minha rua.
Eu sou uma menina bela,
na janela,
de um olhar sempre à procura.
ATIVIDADE
1 - O EU LÍRICO DE SER " UMA MENINA BELA NA JANELA " .
A) QUANTO TEMPO A MENINA FICA NA JANELA
UM LONGO TEMPO , NOITE E DIA .
B) O QUE O OLHAR DO EU LÍRICO PROCURA ?
O AMOR .
2 - AS PALAVRAS COMPÕEM IMAGENS E NOVOS SENTIDOS .
A ) O QUE PERMITIU APROXIMAR " LUA E GATA " ?
AS DUAS SÃO BRANCAS E MANSAS .
B) NA SEGUNDA ESTROFE O QUE PERMITIU APROXIMAR " SOL E LEÃO SEDENTO " ?
A COR DOURADA , A SEDE E A FORÇA .
3 - QUE IMPRESSÕES SENSORIAIS PODEMOS ENCONTRAR NOS SEGUINTES VERSOS :
A ) " A LUA É UMA GATA BRANCA , MANSA " .
VISÃO
B) " O SOL É UM LEÃO SEDENTO " .
PALADAR
C) " QUE RUJE NA MINHA RUA " .
AUDIÇÃO
4 - IMAGENS COMO : " A LUA É UMA GATA BRANCA " , " O SOL É UM LEÃO SEDENTO " SÃO METÁFORAS . O QUE O USO DESSA FIGURA ACRESCENTA AO TEXTO ?
PARA APROXIMAR AS REALIDADES DISTANTES .
5 - INDIQUE SE OS VERSOS SÃO METÁFORAS OU COMPARAÇÃO :
A ) " MINHA ALMA VIAJANTE " ...
METÁFORA
B)" BEBER ÁGUA DO MAR AZUL DOS TEUS OLHOS ... "
COMPARAÇÃO
C) TUA VIDA É UM ARCO - ÍRIS DE FELICIDADE .
METÁFORA
D) O NOSSO AMOR É FEITO TATUAGEM ESTÁ GRUDADO E COLADO " .
COMPARAÇÃO
Leia este poema, de Sérgio Capparelli:
Menina na janela
A lua é uma gata branca,
mansa,
Que descansa entre as nuvens.
O sol é um leão sedento,
mulambento,
que ruge na minha rua.
Eu sou uma menina bela,
na janela,
de um olhar sempre à procura.
ATIVIDADE
1 - O EU LÍRICO DE SER " UMA MENINA BELA NA JANELA " .
A) QUANTO TEMPO A MENINA FICA NA JANELA
UM LONGO TEMPO , NOITE E DIA .
B) O QUE O OLHAR DO EU LÍRICO PROCURA ?
O AMOR .
2 - AS PALAVRAS COMPÕEM IMAGENS E NOVOS SENTIDOS .
A ) O QUE PERMITIU APROXIMAR " LUA E GATA " ?
AS DUAS SÃO BRANCAS E MANSAS .
B) NA SEGUNDA ESTROFE O QUE PERMITIU APROXIMAR " SOL E LEÃO SEDENTO " ?
A COR DOURADA , A SEDE E A FORÇA .
3 - QUE IMPRESSÕES SENSORIAIS PODEMOS ENCONTRAR NOS SEGUINTES VERSOS :
A ) " A LUA É UMA GATA BRANCA , MANSA " .
VISÃO
B) " O SOL É UM LEÃO SEDENTO " .
PALADAR
C) " QUE RUJE NA MINHA RUA " .
AUDIÇÃO
4 - IMAGENS COMO : " A LUA É UMA GATA BRANCA " , " O SOL É UM LEÃO SEDENTO " SÃO METÁFORAS . O QUE O USO DESSA FIGURA ACRESCENTA AO TEXTO ?
PARA APROXIMAR AS REALIDADES DISTANTES .
5 - INDIQUE SE OS VERSOS SÃO METÁFORAS OU COMPARAÇÃO :
A ) " MINHA ALMA VIAJANTE " ...
METÁFORA
B)" BEBER ÁGUA DO MAR AZUL DOS TEUS OLHOS ... "
COMPARAÇÃO
C) TUA VIDA É UM ARCO - ÍRIS DE FELICIDADE .
METÁFORA
D) O NOSSO AMOR É FEITO TATUAGEM ESTÁ GRUDADO E COLADO " .
COMPARAÇÃO
Fonte: http://blog.educacaoadventista.org.br/profesrita/index.php?op=post&idpost=595&titulo=+8+Ano+Atividades+com+Figuras+de+Linguagem++
(Fonte: "Português: Linguagens. CEREJA e MAGALHÃES)