terça-feira, 5 de abril de 2016

Atividades com Figuras de Linguagem

Atividades  com Figuras de Linguagem  


TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
A Felicidade

Tristeza não tem fim felicidade sim.
A felicidade é como a pluma
que o vento vai levando pelo ar,
voa tão leve, mas tem a vida breve
precisa que haja vento sem parar.
A felicidade do pobre
parece a grande ilusão do carnaval
a gente trabalha o ano inteiro
por um momento de sonho
pra fazer a fantasia
de rei ou de pirata ou jardineira
pra tudo se acabar na quarta-feira.

A felicidade é como a gota de orvalho
numa pétala de flor,
brilha tranquila
depois de leve oscila
e cai como uma lágrima de amor.

A minha felicidade
está sonhando nos olhos
da minha namorada
É como esta noite, passando,
passando em busca da madrugada
Fale baixo por favor
pra que ela acorde
alegre com o dia
oferecendo beijos de amor.

MORAES, Vinicius e JOBIM, Tom. As mais belas serestas brasileiras. 9ª ed. Belo Horizonte: Barvalle Indústria Gráfica Ltda, 1989.


1.   Nas duas primeiras estrofes, há uma tentativa de se definir a felicidade, para isso o eu lírico vale-se de
a) comparações.   
b) metáforas.   
c) metonímias.   
d) hipérboles.   

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Esse texto do século XVI reflete um momento de expansão portuguesa por vias marítimas, o que demandava a apropriação de alguns gêneros discursivos, dentre os quais a carta. Um exemplo dessa produção é a Carta de Caminha a D. Manuel. Considere a seguinte parte dessa carta:

Nela [na terra] até agora não pudemos saber que haja ouro nem prata... porém a terra em si é de muito bons ares assim frios e temperados como os de Entre-Doiro-e-Minho. Águas são muitas e infindas. E em tal maneira é graciosa que querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo por bem das águas que tem, porém o melhor fruto que nela se pode fazer me parece que será salvar esta gente e esta deve ser a principal semente que vossa alteza em ela deve lançar.  


2.   Assinale a alternativa em que as palavras grifadas estão empregadas em sentido conotativo.
a) ...porém a terra em si é de muito bons ares...   
b) Águas são muitas e infindas. E em tal maneira é graciosa que querendo-a aproveitar...   
c) ...querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo por bem das águas que tem...   
d) ...o melhor fruto que nela se pode fazer me parece que será salvar esta gente...   
e) ...esta deve ser a principal semente que vossa alteza em ela deve lançar  

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Tanto de meu estado me acho incerto,
Que em vivo ardor tremendo estou de frio;
Sem causa, juntamente choro e rio;
O mundo todo abarco e nada aperto.

É tudo quanto sinto um desconcerto;
Da alma um fogo me sai, da vista um rio;
Agora espero, agora desconfio,
Agora desvario, agora certo.

Estando em terra, chego ao Céu voando;
Numa hora acho mil anos, e é de jeito
Que em mil anos não posso achar uma hora.

Se me pergunta alguém por que assim ando,
Respondo que não sei; porém suspeito
Que só porque vos vi, minha Senhora.

(www.fredb.sites.uol.com.br/lusdecam.htm)


3.   Considere:

%u2022 ardor x frio
%u2022 choro x rio
%u2022 abarco x nada aperto

Esses jogos de palavras, exemplos do pré-Barroco na poesia de Camões, constituem
a) eufemismos que revelam o sofrimento do eu lírico.   
b) antíteses que confirmam o desconcerto do eu lírico.   
c) sinestesias que marcam as contradições do eu lírico.   
d) hipérboles que exageram o sofrimento do eu lírico.   
e) metáforas que comparam a dor com a vida do eu lírico.   

TEXTO PARA AS PRÓXIMAS 2 QUESTÕES:
RELAMPIANO

Tá relampiano, cadê neném?
Tá vendendo drops no sinal pra alguém
Tá relampiano, cadê neném
Tá vendendo drops no sinal pra alguém
Tá vendendo drops no sinal...

Todo dia é dia, toda hora é hora,
Neném não demora pra se levantar
Mãe lavando roupa, pai já foi embora,
E o caçula chora pra se acostumar
Com a vida lá de fora do barraco,
Hay que endurecer um coração tão fraco,
Pra vencer o medo do trovão,
Sua vida aponta a contramão.
................................................
LENINE & MOSCA. Na Pressão. Rio de Janeiro: BMG, 1999. 1CD, digital, estéreo.



4.   NÃO é correto afirmar que o texto
a) apresenta estrangeirismos.   
b) utiliza, denotativamente, a palavra "contramão".   
c) tem, no título, um exemplo do registro coloquial da língua.   
d) faz uma denúncia social sobre a situação dos meninos de rua.   
  
5.   Sobre o gênero literário desse texto, é correto afirmar que há
a) traços do épico, como personagens e narrador.   
b) elementos do lírico, como rimas e figuras de linguagem.   
c) mistura entre o épico e o lírico, com a valorização de ambos.   
d) características do drama, com apontamentos para a representação.   
  
6.   "O vento varria as folhas,
O vento varria os frutos,
O vento varria as flores...
                        E a minha vida ficava
                        Cada vez mais cheia
                        De frutos, de flores, de folhas."
            (BANDEIRA, Manuel. "Canção do vento e da minha vida". In: CEREJA, William R. e MAGALHÃES, Thereza C. "Gramática reflexiva." São Paulo: Atual, 1999. p. 359)

NÃO é possível identificar, no fragmento acima, a figura de linguagem:
a) ironia.   
b) anáfora.   
c) metáfora.   
d) gradação.   
  
7.   Identifique as figuras de linguagem que ocorrem nas frases a seguir:
a) "O mito é o nada que é tudo..."Paradoxo e antítese.
b) Fitei-a longamente, fixando meu olhar na menina dos olhos dela. catacrese.
c) "O povo estourava de rir." (Monteiro Lobato) Hipérbole. 
  
8.   Em "As árvores pareciam enlouquecer com o forte vento.", temos uma figura de linguagem chamada Prosopopeia .
  
9.   Em "Tristeza não tem fim/Felicidade sim" (Vinícius de Moraes), temos uma figura de linguagem chamada Antítese .
  
10.   Em "Aquele político faltou com a verdade.", temos uma figura de linguagem chamada Eufemismo.
  
11.   Assinale as frases em que há metáfora:
a) (  x  ) Seu olhar era frio.   
b) (      ) O sol nos dá luz e calor.   
c) (  x  ) O amor amolece os corações.   
d) (  x  ) O presidente foi bombardeado com perguntas.   
e) (      ) Está chegando a Copa do Mundo.   
  
12.   Em "Aquelas crianças quebrando tudo pareciam uns anjinhos.", temos uma figura de linguagem chamada
Ironia.

13.   Identifique as figuras de linguagem marcando:

(1) Metáfora
(2) Metonímia
(3) Catacrese
(4) Comparação
(5) Prosopopeia
a) (   ) Gosto de ouvir Titãs.   
b) (  1  ) A doçura do teu olhar é minha vida.   
c) (  5  ) O rio engasgou num barraco.   
d) (  3  ) Usarei no tempero um dente de alho.   
e) (  4  ) Você é venenosa como uma cobra.   
  
14.   Em "Sino de Belém bate bém - bém - bém" e "Sino da paixão bate bão - bão - bão" (Manuel Bandeira), temos uma figura de linguagem chamada Onomatopéia
15.   Em "As crianças estavam mortas de sede.", temos uma figura de linguagem chamada Hipérbole
TEXTO PARA AS PRÓXIMAS 2 QUESTÕES:
A FUGA

            Mal colocou o papel na máquina, o menino começou a empurrar uma cadeira pela sala, fazendo um barulho infernal.
            - Para com esse barulho, meu filho - falou, sem se voltar.
            Com três anos, já sabia reagir como homem ao impacto das grandes injustiças paternas: não estava fazendo barulho, só estava empurrando uma cadeira.
            - Pois então para de empurrar a cadeira.
            - Eu vou embora - foi a resposta.
            Distraído, o pai não reparou que ele juntava ação às palavras, no ato de juntar do chão suas coisinhas, enrolando-as num pedaço de pano, era sua bagagem: um caminhão de plástico com apenas três rodas, um resto de biscoito, uma chave (onde diabo meteram a chave da despensa? a mãe mais tarde irá saber), metade de uma tesourinha enferrujada, sua única arma para a grande aventura, um botão amarrado num barbante.
            A calma que baixou então na sala era vagamente inquietante. De repente o pai olhou ao redor e não viu o menino. Deu com a porta da rua aberta, correu até o portão:
            - Viu um menino saindo desta casa? - gritou para o operário que descansava diante da obra, do outro lado da rua, sentado no meio-fio.
            - Saiu agora mesmo com uma trouxinha - informou ele.
            Correu até a esquina e teve tempo de vê-lo ao longe, caminhando cabisbaixo ao longo do muro.
            A trouxa, arrastada no chão, ia deixando pelo caminho alguns de seus pertences: o botão, o pedaço de biscoito e - saíra de casa prevenido - uma moeda de um cruzeiro. Chamou-o mas ele apertou o passinho e abriu a correr em direção à avenida, como disposto a atirar-se diante do ônibus que surgia à distância.
            - Meu filho, cuidado!
            O ônibus deu uma freada brusca, uma guinada para a esquerda, os pneus cantaram no asfalto.
            O menino, assustado arrepiou carreira. O pai precipitou-se e o arrebanhou com o braço como um animalzinho:
            - Que susto você me passou, meu filho - e apertava-o contra o peito comovido.
            - Deixa eu descer, papai. Você está me machucando.
            Irresoluto, o pai pensava agora se não seria o caso de lhe dar umas palmadas:
            - Machucando, é? Fazer uma coisa dessas com seu pai.
            - Me larga. Eu quero ir embora.
            Trouxe-o para casa e o largou novamente na sala - tendo antes o cuidado de fechar a porta da rua e retirar a chave, como ele fizera com a da despensa.
            - Fique aí quietinho, está ouvindo? Papai está trabalhando.
            - Fico, mas vou empurrar esta cadeira.
            E o barulho recomeçou.

FERNANDO SABINO



16.   As expressões "infernal" e "diabo", no texto, fazem parte da linguagem baseada na:
a) objetividade.   
b) gramática.   
c) emoção.   
d) denotação.   
e) n.d.a.   
  
17.   Nas frases "A trouxa... ia deixando pelo caminho alguns pertences", "O ônibus deu uma freada brusca", "os pneus cantaram" encontra-se uma figura de linguagem. Qual das alternativas traz a classificação da figura?
a) Metáfora.   
b) metonímia.   
c) Prosopopeia ou personificação.   
d) Alegoria.   
e) Hipérbole.   

18. Construindo o conceito

Leia este poema, de Sérgio Capparelli:

Menina na janela

A lua é uma gata branca,

mansa,
Que descansa entre as nuvens.

O sol é um leão sedento, 

mulambento, 
que ruge na minha rua.

Eu sou uma menina bela, 

na janela, 
de um olhar sempre à procura.

                                                   ATIVIDADE  


1 - O EU LÍRICO DE SER " UMA MENINA  BELA NA JANELA " . 

A) QUANTO TEMPO A MENINA FICA NA JANELA  
 UM LONGO TEMPO , NOITE E DIA
B) O QUE O OLHAR DO EU LÍRICO  PROCURA ? 
 O AMOR . 
2 - AS PALAVRAS COMPÕEM IMAGENS E NOVOS SENTIDOS . 

A ) O QUE  PERMITIU APROXIMAR " LUA E GATA " ? 
 AS DUAS SÃO BRANCAS E MANSAS . 
B) NA SEGUNDA ESTROFE O QUE PERMITIU APROXIMAR " SOL E LEÃO SEDENTO " ? 
A COR DOURADA , A SEDE  E A FORÇA . 
 3 - QUE IMPRESSÕES SENSORIAIS PODEMOS ENCONTRAR NOS SEGUINTES VERSOS : 
  
A ) " A LUA É UMA GATA BRANCA , MANSA " . 
 VISÃO 
B) " O SOL  É UM LEÃO SEDENTO " . 
PALADAR 
C) " QUE RUJE NA MINHA RUA " . 
 AUDIÇÃO 
4 - IMAGENS COMO : " A LUA É UMA GATA BRANCA " , "  O SOL É UM LEÃO SEDENTO " SÃO METÁFORAS . O QUE O USO DESSA FIGURA ACRESCENTA AO TEXTO ? 
 PARA APROXIMAR AS REALIDADES DISTANTES
5 - INDIQUE SE OS VERSOS SÃO METÁFORAS OU COMPARAÇÃO : 

A ) " MINHA ALMA VIAJANTE " ... 
 METÁFORA
B)" BEBER ÁGUA DO MAR AZUL DOS TEUS OLHOS ... " 
 COMPARAÇÃO 
C) TUA VIDA É UM ARCO - ÍRIS DE FELICIDADE . 
 METÁFORA 
D) O NOSSO AMOR É FEITO TATUAGEM ESTÁ GRUDADO E COLADO " . 

COMPARAÇÃO



Fonte: http://blog.educacaoadventista.org.br/profesrita/index.php?op=post&idpost=595&titulo=+8+Ano+Atividades+com+Figuras+de+Linguagem++


(Fonte: "Português: Linguagens. CEREJA e MAGALHÃES)


5 comentários:

Amo quando você comenta!