terça-feira, 8 de março de 2016

Classificação de rimas


Na poesia, as rimas se caracterizam pela repetição de sons no final de dois ou mais versos, conferindo musicalidade ao poema. Podem ser classificadas quanto à fonética, quanto ao valor, quanto à acentuação e quanto à posição no verso e na estrofe.

Classificação quanto à fonética

Rima perfeita ou consoante: Em que há correspondência total de sons, havendo repetição tanto dos sons vocálicos como dos sons consonantais.
Exemplos:
  • falado/cantado;
  • presente/ausente;
  • particularidade/dificuldade.
Rima imperfeita: Em que apenas há correspondência parcial de sons. Pode ser toante ou aliterante.

Rima toante ou assonante: Em que há apenas a repetição dos sons vocálicos.
Exemplos:
  • boca/moça;
  • pálida/lágrima;
  • plátano/cálamo.
Rima aliterante: Em que há apenas a repetição dos sons consonantais.
Exemplos:
  • fez/faz;
  • lata/luto;
  • medo/moda.

Classificação quanto ao valor

Rima pobreConsideram-se assim em virtude da escolha de palavras pertencentes à mesma classe gramatical, como é o caso da poesia contida na própria imagem do texto, sob a autoria de Vinícius de Moraes, cujos fragmentos assim se apresentam: 
Exemplos:
De repente do riso fez-se o pranto
Silencioso e branco como a bruma
E das bocas unidas fez-se a espuma
E das mãos espalmadas fez-se o espanto
[...]

Inferimos que os vocábulos “pranto/espanto” e “bruma/espuma” pertencem à classe dos substantivos. 
  • gato/pato;
  • correr/fazer;
  • amarelo/singelo.
Rima ricaCaracterizam-se como tal pelo fato de que a escolha das palavras se dá de forma variada, ou seja, os vocábulos que se fazem presentes pertencem a classes gramaticais distintas, como numa das criações de Olavo Bilac, intitulada A um poeta: 

A um poeta

Longe do estéril turbilhão da rua,
Beneditino escreve! No aconchego
Do claustro, na paciência e no sossego,
Trabalha e teima, e lima, e sofre, e sua!

Mas que na forma se disfarce o emprego
Do esforço: e trama viva se construa
De tal modo, que a imagem fique nua
Rica mas sóbria, como um templo grego


Notamos que, bem ao estilo parnasiano, Bilac demonstra seu hábil manejo em combinar “rua/sua” = substantivo com pronome; “construa/nua” = verbo com adjetivo; “emprego/grego” = substantivo e adjetivo. 
Rima rara ou preciosaAs rimas raras são aquelas cujas palavras se constituem de terminações incomuns, não muito convencionais. Exemplo de tal ocorrência se manifesta numa das criações de Raul de Leoni, intitulada “Argila”: 
[...]

É tanta a glória que nos encaminha
Em nosso amor de seleção, profundo,
Que (ouço ao longe o oráculo de Elêusis)

Se um dia eu fosse teu e fosses minha,
O nosso amor conceberia um mundo
E do teu ventre nasceriam deuses...



Constatamos a semelhança de sonoridade entre “Elêusis / deuses”.

Classificação quanto à acentuação

Rima aguda ou masculina: Que ocorre entre palavras oxítonas.
Exemplos:
  • céu/chapéu;
  • cantor/pintor;
  • coração/animação.
Rima grave ou feminina: Que ocorre entre palavras paroxítonas.
Exemplos:
  • cedo/medo;
  • agora/embora;
  • metade/amizade.
Rima esdrúxula: Que ocorre entre palavras proparoxítonas.
Exemplos:
  • célula/cédula;
  • armário/salário;
  • propósito/leucócito.

Classificação quanto à posição no verso

Rima externa: Que ocorre no fim do verso.
Exemplo:
“E em louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
(Vinícius de Moraes)
Rima interna ou coroada: Que ocorre no interior do verso.
Exemplo:
“A bela bola do Raul
Bola amarela
(Cecília Meireles)

Classificação quanto à posição na estrofe

Rimas alternadas ou cruzadas: Combinam-se alternadamente, seguindo o esquema ABAB.
Exemplo:
“O meu amor não tem
importância nenhuma.
Não tem o peso nem
de uma rosa de espuma!”
(Cecília Meireles)
Rimas emparelhadas ou paralelas: combinam-se de duas em duas, seguindo o esquema AABB.
Exemplo:
“Vagueio campos noturnos
Muros soturnos 
Paredes de solidão
Sufocam minha canção.
(Ferreira Gullar)
Rimas interpoladas ou intercaladas: combinam-se numa ordem oposta, seguindo o esquema ABBA.
Exemplo:
“De tudo, ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.”
(Vinícius de Moraes)
Rimas encadeadas: quando as palavras que rimam de situam no fim de um verso e no início ou meio do outro.
Exemplo:
“Salve Bandeira do Brasil querida
Toda tecida de esperança e luz
Pálio sagrado sobre o qual palpita
A alma bendita do país da Cruz”
(Francisco de Aquino Correia)
Rimas mistas ou misturadas: quando apresentam outras combinações e posições na estrofe, sem esquemas fixos.
Exemplo:
“Vou-me embora pra Pasárgada
Vou-me embora pra Pasárgada
Aqui eu não sou feliz
Lá a existência é uma aventura
De tal modo inconsequente
Que Joana a Louca de Espanha
Rainha e falsa demente
Vem a ser contraparente
Da nora que nunca tive
(Manuel Bandeira)
Versos brancos ou soltos: é um verso que não rima com nenhum outro verso.
Exemplos:
“Uma palavra caída
das montanhas dos instantes
desmancha todos os mares
e une as terras mais distantes…”
(Cecília Meireles)

Fontes: https://www.normaculta.com.br/classificacao-de-rimas/
http://portugues.uol.com.br/literatura/rimas-pobres-ricas-raras.html

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