Olá!
Acredito que você, assim como eu, teve alguma dificuldade em assimilar as trilhas, dos Itinerários Formativos.
Até este momento os estudantes e pais dos mesmos não conseguem entender do que se trata, pelo menos aqui onde moro.
São pouquíssimos os que relatam já ter alguma informação sobre o assunto.
Acredito que as formações, que abrageram somente o corpo docente, gestão e coordenação das escola, deveriam ser estendidas aos pais e estudantes, pois são os maiores interessados no assunto. Afinal é para eles cursarem. A escola apenas oferta os cursos.
Claro que a escola precisa se apropriar para poder saber organizar o cronograma de aulas e saber passar o conteúdo de acordo com o que deve ser dado, porém os estudantes estão alheios no que se refere ao conhecimento do que são os Itinerários Formativos e ainda mais sobre as trilhas com os aprofundamentos obrigatórios e opitativos.
Vamos iniciar uma conversa aqui sobre tla assunto, já com a dica de que em rede nacional, seja feita uma entrevista, de preferência em um programa bastante visto por todos, sobre os Itinerários Formativos e Trilhas de aprendizagem, ensinando, debatendo e confirmando tudo o que é preciso ser sabido pelos maiores interessados ( os estudantes).
Vamos iniciar pelo básico e depois vamos aprofundando ainda mais...
Os Itinerários Formativos são um conjunto de situações e atividades educativas que os estudantes podem escolher conforme seu interesse para aprofundar e ampliar aprendizagens em uma ou mais áreas de conhecimento ou formação técnica e profissional. O interessante é que o estudante pode cursar todo Ensino Médio em uma área de conhecimento ou na formação profissional. Caso o estudante termine o Ensino Médio e queira voltar e fazer outra área do conhecimento ou técnica, ele pode, desde que haja vaga nessa disciplina.
Os Itinerários Formativos servem para consolidar e aprofundar a formação integral que amplie o conhecimento e o desenvolvimento das competências gerais, permitindo que o jovem saia do Ensino Médio sabendo tomar decisões e agir com autonomia e responsabilidade.
De acordo com os princípios da arquitetura do documento, todas as escolas terão formação geral básica (1800h) e Itinerário Formativo (1200h) e cada escola terá pelo menos dois Itinerários Formativos. Em Pernambuco, serão ofertados os seguintes Itinerários Formativos:
Áreas do Conhecimento
Itinerário de Área de Conhecimento: Linguagens e suas Tecnologias
Trilha: Comunicação
Trilha: Identidades e Expressividades
Trilha: Línguas e Culturas de Mundo
Itinerário de Área de Conhecimento: Matemática e suas Tecnologias
Trilha: Soluções Ótimas
Itinerário de Área de Conhecimento: Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Trilha: Saúde coletiva e qualidade de vida
Trilha: Meio Ambiente e Sociedade
Itinerário de Área de Conhecimento: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Trilha: Direitos Humanos e Participação Social
Trilha: Juventude, Liberdade e Protagonismo
Itinerário Integrado entre as áreas: Linguagens e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias
Trilha: MatematizAÇÃO, Design e Criatividade
Itinerário Integrado entre as áreas: Linguagens e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Trilha: Modos de Vida, Cuidado e Inventidade
Itinerário Integrado entre as áreas: Linguagens e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Trilha: Diversidade Cultural e Territórios
Itinerário Integrado entre as áreas: Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Trilha: Tecnologias Digitais
Itinerário Integrado entre as áreas: Matemática e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Trilha: Possibilidades em rede e Humanização dos espaços
Itinerário Integrado entre as áreas: Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Trilha: Desenvolvimento Social e Sustentabilidade
Formação Técnica e Profissional
Trilha: Empreendedorismo Técnico
Trilha: Empreendedorismo FIC
Trilha: Inovação e Criatividade Técnico
Trilha: Inovação e Criatividade FIC
No caso das trilhas técnicas e profissionais só são ofertadas nas Escolas técnicas, que ofertam cursos técnicos e profissionalizantes.
Projeto de Vida
O “Projeto de Vida” já está nas escolas da Rede Estadual desde 2012. Em 2018, ela foi incluída como unidade curricular do projeto piloto do Novo Ensino Médio, e a partir deste ano ela entra na grade curricular de todas as escolas estaduais de Pernambuco.
É importante destacar que a disciplina “Projeto de Vida” não entra exclusivamente como tema transversal porque as unidades curriculares do Estado já trabalham “Projeto de Vida” de forma transversal independentemente da Trilha que o estudante cursar. Pernambuco apresenta “Projeto de Vida” enquanto unidade curricular, ofertando duas aulas por semana para discutir os projetos dos jovens durante todo o Ensino Médio. Durante as aulas, são discutidos três núcleos temáticos envolvendo autoconhecimento, relações sociais e historicidade e trabalho.
Fonte: Secretaria de Educação de PE
Na teoria tudo parece muito fácil de se executar. Mas não vamos nos desesperar. Aos poucos vamos entendendo tudo.
Tudo que é novo causa estranhesa e até reações contrárias às mudanças, por não entender como funciona. Postarei aqui o PDF com o portifólio das trilhas que serve como orientação para escolha.
Portifólio dos Itinerários Formativos
Aqui 👆👆 você encontra todas as trilhas dos Itinerários formativos, cursos relacionados, quais as disciplinas obrigatórias e opitativas de cada trilha.
Boa leitura!
Elaine Lima
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