segunda-feira, 21 de novembro de 2022

Subordinação. Coordenação e subordinação. Subordinadas substantivas. Orações reduzidas. Substantivas reduzidas

 1. Leia a tira.



No 1o quadrinho lê-se o seguinte período: “É um absurdo que as pessoas fiquem dizendo que os advogados governam o mundo!” 

 I. Separe as orações e classifique o período. 

 II. Identifique o sujeito do verbo ser (É um absurdo). 

 III. Em relação ao sujeito que você identificou no item anterior, qual é o predicado, o predicativo e o núcleo do predicativo? Classifique-os. 

 IV. Na 2a oração, qual é a predicação do verbo dizer? 

 V. Identifique o complemento do verbo dizer e classifique-o.

2.Transcreva os períodos completando-os com uma oração subordinada substantiva. Depois classifique essa oração. 

a) Os painéis históricos mostram que . 

b) É possível que . 

c) Meu chefe estava convicto de que .

d) Não se definiu quem . 

e) A ordem era que . 

f) Os eleitores indagaram-lhe se . 

g) Consta que .

h) O juiz se opôs a que . 

i) Aconselho-te o seguinte: que .

j) Os sem-teto têm necessidade de que .


3. Em todas as opções há oração subordinada substantiva objetiva direta, exceto em: 

a) O menino julgou que nos enganaria facilmente. 

b) Luciana perguntou-me como eu a amava. 

c) Consideramos que ela não nos conhecia bem. 

d) É suficiente que estudemos um pouco as fórmulas. 

e) O vendedor concluiu que a cliente estava indecisa.


4. Identifique a opção em que a oração subordinada substantiva foi classificada incorretamente. 

a) Indagou-me se eu lhe daria uma nova oportunidade. (objetiva direta) 

b) Compreende-se que hoje você tenha mudado tanto. (subjetiva) 

c) A notícia de que a gasolina sofrerá novo aumento não agradou ao povo. (completiva nominal) 

d) O importante seria que recomeçássemos nossas vidas. (apositiva) 

e) O rapaz necessita de que o ajudemos. (objetiva indireta)


5. Identifique as orações subordinadas substantivas e classifique-as.

a) Ocorre que o período de renovação da carteira de motorista acabou. 

b) Seus argumentos eram que a família não o entendia. 

c) A resposta dela foi a seguinte: que não regressaria este mês. 

d) Muitos operários afirmam que os salários sofreram queda. 

e) Estamos seguros de que em nosso país haverá igualdade social. 

f) O guarda advertiu-o de que deveria atravessar a rua na faixa para pedestres.


6. Leia o texto. 


Bons de cuca Depois de sete anos analisando o cérebro de vários animais, um grupo liderado pelo neurocientista Erich Jarvis, da Universidade de Duke (EUA), chegou à conclusão de que os pássaros são mais espertos e adaptáveis do que se imaginava. Seu cérebro é tão desenvolvido e capaz quanto o dos mamíferos. Dois exemplos são emblemáticos: os corvos, que fazem ferramentas, e os papagaios, que imitam a voz humana com perfeição. 

IstoÉ. São Paulo: Editora Três, 9 fev. 2005. 

a) Explique por que é importante a realização de pesquisas como a mencionada no texto. Dê sua opinião a respeito. 

b) Releia este período. “... um grupo... da Universidade de Duke chegou à conclusão de que os pássaros são mais espertos e adaptáveis do que se imaginava.”

 I. Separe as orações e classifique o período. 

 II. Qual é a predicação do verbo chegar na 1a oração? 

 III. Como se chama o complemento do verbo chegar? Identifique-o. 

 IV. A primeira oração (principal) tem sentido completo? Justifique. 

 V. Qual é a classe gramatical da palavra completada pela 2a oração? 

 VI. Como se classifica a 2a oração, que completa um nome e é precedida por preposição?


7. Leia a tira.


 

a) Em que se baseia a comicidade do texto? 

b) Releia o período do texto. “Ele disse que a rainha quer saber se nós marcamos audiência.”

 I. Separe as orações e identifique a predicação dos verbos. 

 II. Que função exerce a 2a oração em relação à oração principal? 

 III. A 3a oração completa o verbo transitivo (saber); portanto, qual é a sua função em relação à 2a oração? Como se chama a 3a oração? 

 IV. Que conetivos ligam as orações? Classifique-os. 


8. Identifique a opção em que há uma oração subordinada substantiva completiva nominal. 

a) O governo decidiu que o ICMS continuará vigorando. 

b) A mulher precisava de que a ajudassem a subir no ônibus.

 c) A suspeita de que poderia ser reprovado fê-lo estudar. 

d) Seria oportuno que lhes pagassem os salários em atraso. 

9. Transforme a oração subordinada substantiva destacada no termo equivalente e classifique-o. Veja um exemplo:

Pediu que pagasse a promissória. 

Pediu o pagamento da promissória

              Objeto direto

a) É necessário que se cumpram as leis de trânsito. 

b) Tinha medo de que ela partisse. 

c) Convém que pratiquem esportes.

d) Desejava que promovessem seu amigo. 

e) A decisão seria que ele ingressasse na equipe.


10. Identifique a alternativa em que ocorre uma oração subordinada substantiva subjetiva. 

a) Os jovens precisam de que haja mais oportunidades de emprego. 

b) Tive a sensação de que minha vida recomeçava. 

c) Seria provável que o partido do governo ganhasse a eleição. 

d) O fisioterapeuta perguntou-lhe como se sentia com o tratamento. 

e) Nosso desejo é que todos tenham melhores condições de vida.


11. Transforme a expressão destacada em uma oração subordinada substantiva e a classifique. 

a) Havia receio da saída do diretor de nossa faculdade. 

b) A moça desejava a promoção como secretária. 

c) Era necessária a sua participação nas atividades sociais do bairro. 

d) Os cidadãos exigiam o afastamento do primeiro-ministro. 

e) Tinham esperança da volta do técnico à seleção brasileira.


12. Leia os quadrinhos.


a) Pode-se dizer que a brincadeira de Calvin deu certo? Por quê?  

b) Releia este período do 3o quadrinho: “E eu que tinha certeza / (de) que o robô nos livraria / de ter / que fazer a cama.”

 I. A oração principal não tem sentido completo; nesse caso, que termo a completa?

 II. Como se classifica a 2a oração, que é subordinada? 

 III. Na 2a oração, qual é a predicação do verbo livrar? 

 IV. Quais são os complementos desse verbo? Classifique-os

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