segunda-feira, 14 de novembro de 2022

DICAS PARA UMA REDAÇÃO EXCELENTE

 Olá!

SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI É PORQUE ESTÁ PROCURANDO FORMAS DE MELHORAR A FORMA COMO VOCÊ ELABORA UMA DISSERTAÇÃO.


Vamos lá!
Dissertar não é uma coisa fácil, principalmente para quem não gosta de ler.

Tenho uma notícia para você:
Se você não gosta de ler, será difícil mesmo desenvolver uma boa redação, por isso comece hoje mesmo a ler.

Para o início procure temas que te interessam, que te atraem.
Qualquer coisa, contanto que seja leitura.

A prática leva a perfeição, por isso, pratique!


A prática leva a perfeição 

Pode parecer óbvio, mas muita gente não consegue atingir a nota máxima na redação do Enem porque não praticou o bastante. Mas o que isso significa? Escrever horas a fio sem qualquer tipo de critério? Destrinchar um único tema até chegar à perfeição? Nem uma coisa nem outra. O importante é equilibrar as horas de prática, escrevendo sem medo sobre diferentes temáticas e, principalmente, entendendo as regras gramaticais e a estrutura básica de um texto dissertativo-argumentativo.  


Texto o quê? 

 Isso mesmo: texto dissertativo-argumentativo — o gênero textual que domina as principais provas, vestibulares e concursos. Como o próprio nome sugere, trata-se de um tipo de conteúdo no qual é preciso falar sobre o tema sugerido e defender um ponto de vista impessoal, evitando opiniões e juízos de valor, bem como expressões em primeira pessoa (“eu acredito”, “eu penso”).  

 Esse “distanciamento” entre autor e leitor precisa ficar evidente ao longo de toda a redação e as 20 linhas disponíveis precisam ser usadas com sabedoria para você não se complicar. Então, que tal praticar as próximas redações dentro da estrutura típica de um texto dissertativo-argumentativo? 

Introdução: é o parágrafo inicial. O momento em que você apresenta o tema, inicia o assunto e tenta conquistar o leitor para que ele se aprofunde e queira saber mais.  

Deixe aqui, na introdução um gostinho do que você irá falar sobre o tema abordado, encaixando tópicos para serem desenvolvidos posteriormente.


Desenvolvimento: é, geralmente, composto por dois ou três parágrafos e é nessa parte do texto que você traz os argumentos que legitimam a sua tese, ou seja, aqueles tópicos que você colocou na introdução ( a tese). Aqui vale usar citações, dados estatísticos e referências culturais, por exemplo, que amarrem a sua narrativa e sustentem as suas argumentações.  

No desenvolvimento você pode mostrar o que realmente sabe sobre o assunto, usando citações, com segurança, para enriquecer seu texto.

Conclusão: esse é o momento de arrematar o texto, retomando a ideia inicial e, principalmente, trazendo respostas práticas para o tema/problema apresentado.

Se se tratar de uma dissertação argumentativa, é interessante que você traga uma proposta inovadora de resolução do problema apresentado.


 Priorize as competências exigidas 

Este tópico é praticamente uma extensão da dica anterior. Isso porque, ao praticar e estruturar um texto dissertativo-argumentativo para o Enem, é preciso ter em mente os critérios que serão avaliados da introdução à conclusão. Portanto, na hora de praticar, não deixe de levar essas competências em consideração, afinal, cada uma delas vale até 200 pontos.

As competências exigidas pelo Enem são:  

  • Dominar a escrita formal da língua portuguesa;Um dos critérios básicos de uma redação, seja ela do Enem ou de qualquer outro processo seletivo, é, sem dúvida, a utilização correta das regras gramaticais. Portanto, separe um tempinho para estudar temas como acentuação, concordância verbal e nominal, pontuação, crase e separação silábica, por exemplo.
     
  • Compreender o tema e não fugir do que é proposto;Os corretores são experientes e sabem muito bem quando um candidato está “enrolando” na redação. Portanto, deixe bem claro por meio do seu texto que você compreendeu o tema e que organiza bem as suas ideias.
  • Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;As informações, fatos e argumentos que apresentar ao longo do texto precisam ser consistentes e organizados. Ou seja, ao menor sinal de contradição, lá se vão os seus pontos.
  • Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;De nada adianta ser uma enciclopédia de informações, citações e referências se, na redação do Enem, você simplesmente não usa as ferramentas do português a seu favor. Usar corretamente os advérbios, preposições, conjunções e locuções adverbiais, pois elas dão coesão ao texto e, principalmente, fazem com que suas ideias se relacionem.
  • Respeito aos direitos humanos.Mais do que avaliar a sua escrita e argumentação, a redação do Enem sempre traz uma reflexão importante para os temas propostos.  Dessa forma, uma das competências avaliadas é o exercício da cidadania baseado em uma proposta de intervenção, ou seja, qual seria a sua iniciativa para enfrentar, em maior ou menor grau, o problema apresentado.

    Percebeu como todas as competências estão interligadas? Além disso, vale lembrar que existem algumas regrinhas que podem fazer você zerar na redação do Enem. Olha só: 

  • Fazer desenhos ou usar linguagem não verbal; 
  • Escrever menos de 8 linhas; 
  • Escrever em outro idioma; 
  • Inserir qualquer tipo de identificação fora do lugar designado. 

Turbine seu repertório sociocultural 

Até o momento da prova, o tema da redação do Enem é uma incógnita pra todo mundo. Jornalistas, pesquisadores, professores e candidatos até tentam fazer apostas, mas fato é que ninguém sabe. Por conta disso, uma das principais dicas para arrasar na redação e, quem sabe, conquistar uma nota máxima, é furar a bolha e ler sobre tudo.  

Fique por dentro dos temas da atualidade, tente consumir notícias periodicamente e, principalmente, interpretar os fatos. Dessa forma, você assimila melhor aquilo que leu e, de quebra, enriquece o seu vocabulário e começa a se sentir mais confiante ao escrever. 


Mire nos exemplos

Todas as dicas que trouxemos até aqui ainda não estão fazendo muito sentido na sua cabeça? Tudo bem, isso é absolutamente normal. Que tal ver exemplos práticos de sucesso? Neste link, você consegue visualizar espelhos de redações nota 1000, do jeitinho que foram entregues. 


Leia redações que obtiveram nota 1000 em anos anteriores e observe o que escreveram, como escreveram, quais argumentos usaram. 

Pratique!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amo quando você comenta!