A geração Z , que já nasceu imersa nos meios digitais, no imediatismo e no que é atrativo, uma sala de aula no formato tradicional deixou de ser interessante até mesmo para quem gosta de aprender.
Pensando nisso, muitos procuram métodos para tornar a aula cada vez mais atrativa.
Estudando um pouco sobre as metodologias ativas encontrei algumas que, com certeza, tornarão suas aulas bem mais interessantes.
Vamos lá:
4 metodologias ativas para aplicar em sala de aula
1. Sala de aula invertida
A sala de aula invertida é uma metodologia ativa,
atual e moderna, que procura fazer do aluno ator principal de seu caminho rumo
ao conhecimento.
Para isso, o educador deve passar qual será o
conteúdo brevemente mas indicar aos alunos que pesquisem sobre o assunto em
casa pelos meios necessários. Em um terceiro momento, os alunos deverão levar o
conteúdo aprendido à sala de aula apenas para sanar suas dúvidas.
Mas o que se nota na sala de aula invertida é que
os estudantes estão por si só, de maneira autônoma, sendo completamente ativos.
Seria interessante, inclusive, que os você
sugerisse como tarefa individual ou em grupo, que os alunos ensinassem aos
demais o assunto estudado em casa. Já que de acordo com a pirâmide de
aprendizagem, aprendemos muito mais quando ensinos determinado assunto a
alguém.
Ensino
Híbrido
O ensino híbrido é também uma metodologia
ativa. Isso porque este ensino inovador busca unir de maneira equilibrada o
ensino a distância e o ensino presencial.
Com essa união, os alunos deverão ser muito mais ativos em seu
processo de ensino-aprendizagem, já que precisarão de disciplina e muita
concentração para aprenderem via EAD. E, além disso, o uso da tecnologia como
meio de aprendizagem vai fazer com que os alunos produzam conhecimento de
maneira mais autônoma.
Um exemplo de técnica de ensino híbrido é a rotação por estações.
Lembro de um ano em que precisávamos ensaiar as falas de uma peça teatral para apresentação de um trabalho para a escola toda, então nós procuramos formas de fazermos chamadas de vídeo em grupo. Então os meus estudantes já conheciam o meet e outro aplicativo de chamada e grupo, que era o discorde. Quando houve a necessidade de ficarmos online aqueles que já haviam sido meus alunos em algum momento, ensinavam aos outros como utilizar, como entrar na plataforma do google classroom, pois lá eu deixava atividades pra eles.
Então, são ferramentas que ajudam muito. O ensino híbrido já estava e continuará em nossas vidas como forma de auxílio, melhoramento, upgrade na educação.
Promoção de
seminários e discussões
Uma outra metodologia ativa superinteressante é a promoção de
seminários e discussões. Mudar a disposição das carteiras e colocar alunos e
professor em uma mesmo patamar é bem interessante e faz os estudantes se
sentirem importantes.
Além disso, eles aprendem muito mais quando apresentam e discutem
algum tipo de assunto, se posicionando sobre ele.
Inclusive, por meio de discussões e seminários, os estudantes
também desenvolvem sua argumentação, o que é fundamental para realizar textos
dissertativo-argumentativos e se posicionar frente a determinado assunto
durante sua vida.
Aposto muito nos seminários e o resultado é muito satisfatório sempre.
Gamificação
A gamificação é uma outra metodologia ativa. Ela busca trazer
jogos para a sala de aula, e assim fazer dos celulares aliados na aprendizagem
dos conteúdos das aulas.
Seria interessante que você sugerisse jogos interativos que tenham
a ver com o assunto das aulas. Essa é uma estratégia bem legal para unir alunos
e professores no desenvolvimento do conhecimento em um mundo cheio de
distrações tecnológicas.
A gamificação é interessante também para que os alunos desenvolvam
um espírito de competitividade saudável.
Vale lembrar também que os jogos não precisam ser apenas
tecnológicos, eles podem ser de qualquer espécie. Então, use sua imaginação
junto com seus alunos e criem games legais para que a aula
fique divertida e interativa.
Na gamificação o estudante desperta a competitividade saudável, naquela euforia que querer acertar e ganhar o jogo ele acaba estudando e memorizando o conteúdo. Essas brincadeiras na escola são muito interessantes e acabam despertando o interesse do estudante para o aprender a aprender, para o querer aprender, etc.
Exemplo de gamificação: Kahoot
Exemplo de um kahoot criado por mim: Kahoot acentuação gráfica
Dá para criar quiz de todas os componentes curriculares.
Por isso, eu aposto muito nas metodologias ativas e estou a cada dia em busca de novidades para levar para os meus estudantes.
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