quarta-feira, 29 de junho de 2022

METODOLOGIAS ATIVAS PARA APLICAR EM SALA DE AULA

 A geração Z , que já nasceu imersa nos meios digitais, no imediatismo e no que é atrativo, uma sala de aula no formato tradicional deixou de ser interessante até mesmo para quem gosta de aprender.
Pensando nisso, muitos procuram métodos para tornar a aula cada vez mais atrativa.

Estudando um pouco sobre as metodologias ativas encontrei algumas que, com certeza, tornarão suas aulas bem mais interessantes.
Vamos lá:


4 metodologias ativas para aplicar em sala de aula

 

1. Sala de aula invertida

A sala de aula invertida é uma metodologia ativa, atual e moderna, que procura fazer do aluno ator principal de seu caminho rumo ao conhecimento. 

Para isso, o educador deve passar qual será o conteúdo brevemente mas indicar aos alunos que pesquisem sobre o assunto em casa pelos meios necessários. Em um terceiro momento, os alunos deverão levar o conteúdo aprendido à sala de aula apenas para sanar suas dúvidas.

Mas o que se nota na sala de aula invertida é que os estudantes estão por si só, de maneira autônoma, sendo completamente ativos.

Seria interessante, inclusive, que os você sugerisse como tarefa individual ou em grupo, que os alunos ensinassem aos demais o assunto estudado em casa. Já que de acordo com a pirâmide de aprendizagem, aprendemos muito mais quando ensinos determinado assunto a alguém.  

 A sala de aula invertida é muito prática, pois desperta o interesse do estudante naquilo que ele achou importante e não compreendeu direito. Esse tipo de metodologia desperta a participação dos estudantes durante as aulas, para que ele não seja apenas ouvinte no processo de ensino e aprendizagem.


Ensino Híbrido

ensino híbrido é também uma metodologia ativa. Isso porque este ensino inovador busca unir de maneira equilibrada o ensino a distância e o ensino presencial. 

Com essa união, os alunos deverão ser muito mais ativos em seu processo de ensino-aprendizagem, já que precisarão de disciplina e muita concentração para aprenderem via EAD. E, além disso, o uso da tecnologia como meio de aprendizagem vai fazer com que os alunos produzam conhecimento de maneira mais autônoma.

Um exemplo de técnica de ensino híbrido é a rotação por estações.

 O Ensino híbrido não diz respeito somente ao período de pandemia, pois muitos professores, inclusive eu, já utilizávamos esse método bem antes do início das contaminações por covid-19, e era muito aceito pelos estudantes. 
Lembro de um ano em que precisávamos ensaiar as falas de uma peça teatral para apresentação de um trabalho para a escola toda, então nós procuramos formas de fazermos chamadas de vídeo em grupo. Então os meus estudantes já conheciam o meet e outro aplicativo de chamada e grupo, que era o discorde. Quando houve a necessidade de ficarmos online aqueles que já haviam sido meus alunos em algum momento, ensinavam aos outros como utilizar, como entrar na plataforma do google classroom, pois lá eu deixava atividades pra eles. 
Então, são ferramentas que ajudam muito. O ensino híbrido já estava e continuará em nossas vidas como forma de auxílio, melhoramento, upgrade na educação.


Promoção de seminários e discussões 

 

Uma outra metodologia ativa superinteressante é a promoção de seminários e discussões. Mudar a disposição das carteiras e colocar alunos e professor em uma mesmo patamar é bem interessante e faz os estudantes se sentirem importantes.

Além disso, eles aprendem muito mais quando apresentam e discutem algum tipo de assunto, se posicionando sobre ele. 

Inclusive, por meio de discussões e seminários, os estudantes também desenvolvem sua argumentação, o que é fundamental para realizar textos dissertativo-argumentativos e se posicionar frente a determinado assunto durante sua vida. 

 Esse é um clássico, mas é muito utilizado e uma forma muito eficiente para que os estudantes possam memorizar, aprender de verdade aquilo que está estudando. 
Aposto muito nos seminários e o resultado é muito satisfatório sempre.


Gamificação

A gamificação é uma outra metodologia ativa. Ela busca trazer jogos para a sala de aula, e assim fazer dos celulares aliados na aprendizagem dos conteúdos das aulas.

Seria interessante que você sugerisse jogos interativos que tenham a ver com o assunto das aulas. Essa é uma estratégia bem legal para unir alunos e professores no desenvolvimento do conhecimento em um mundo cheio de distrações tecnológicas. 

A gamificação é interessante também para que os alunos desenvolvam um espírito de competitividade saudável. 

Vale lembrar também que os jogos não precisam ser apenas tecnológicos, eles podem ser de qualquer espécie. Então, use sua imaginação junto com seus alunos e criem games legais para que a aula fique divertida e interativa. 


Na gamificação o estudante desperta a competitividade saudável, naquela euforia que querer acertar e ganhar o jogo ele acaba estudando e memorizando o conteúdo. Essas brincadeiras na escola são muito interessantes e acabam despertando o interesse do estudante para o aprender a aprender, para o querer aprender, etc.


Exemplo de gamificação: Kahoot
Exemplo de um kahoot criado por mim: Kahoot acentuação gráfica

Dá para criar quiz de todas os componentes curriculares.

Por isso, eu aposto muito nas metodologias ativas e estou a cada dia em busca de novidades para levar para os meus estudantes.

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