terça-feira, 5 de março de 2019

gincana da literatura

Fiz com meus alunos do 1º Ano do Ensino Médio.
Preparei uma sequência de perguntas, separando de mais fáceis até as mais complexas, como se fosse níveis em que eles iam subindo. As respostas certas os alunos ficavam de cara limpa, mas quando respondiam errado, era torta na cara ou pagar uma prenda ( dançar um trecho de uma música, imitar algum animal, correr até determinado lugar ou pegar algum objeto).
Eles amaram, pois além de aprender, se divertiram bastante.
Para isso, separei as turmas participantes em grupos de 5 alunos, levando em consideração a quantidade de alunos por turma.

As perguntas:

1. Com base no texto de Cassiano Ricardo (parte I), podemos afirmar que:
a) A criação poética exige isolamento e trabalho.
b) A criação poética não exige esforço; é fruto exclusivo da inspiração.
c) Só o convívio com outras pessoas possibilita a criação poética.
d) A beleza da arte nada tem de comum com a realidade.

2. Ainda baseado no mesmo texto, assinale a alternativa que melhor se relaciona com ele:
a) A criação poética exige esforço.
b) A forma poética deve traduzir o esforço exigido na sua elaboração.
c) O texto poético exige sobriedade.
d) O texto poético é o oposto da simplicidade.

3. Pode-se depreender do texto I, de Fernando Pessoa:
a) A divinização do poeta.
b) A dessacralização do poeta.
c) A desvalorização do poeta.
d) A ultravalorização do poeta.

4. Ainda de acordo com o texto I:
a) A poesia é feita de sofrimento.
b) A poesia exige isolamento.
c) A poesia se faz com palavras.
d) A poesia é privilégio de poucos.

5. A palavra ilha, empregada no texto de Cassiano Ricardo (parte I):
a) Está usada no sentido próprio.
b) Está usada em sentido figurado.
c) significa isolamento.
d) d) é sinônimo de poeta.

6. De acordo com o texto 2 (parte I), a criação poética:
a) É fruto exclusivo da inspiração.
b) Se faz de acontecimentos.
c) Se faz exclusivamente de emoções.
d) Exige elaboração técnica.

7. A repetição da palavra homem, na segunda estrofe do texto 2:
a) Não traz qualquer efeito expressivo.
b) Contribui para a expressividade.
c) É apenas ocasional.
d) É exigida pela rima.

8. O título da composição de Cassiano Ricardo:
a) É perfeitamente dispensável no texto.
b) Importa para a compreensão plena do texto.
c) Não se relaciona com o tema do texto.
d) Só se refere a primeira parte do poema.


9. Assinale a única afirmação absurda:
a) Língua, cultura e literatura mantêm estreitas relações.
b) Língua, cultura e literatura não têm nenhuma relação.
c) A língua é a linguagem de uma comunidade.
d) Só existe literatura onde há um povo que pensa, sente, age e se expressa através de uma língua.

10. Considerando o texto 3, de Isac M. Moura, marque C para certo ou E para errado.
a) ( ) O poeta é uma pessoa capaz de sentir emoções (chorar, sorrir).
b) ( ) O mais importante na poesia é o conteúdo e não a forma.
c) ( ) O mais importante na poesia é a forma e não o conteúdo.
d) ( ) A rima é fundamental.
e) ( ) O poeta pode enfrentar problemas financeiros quanto a aceitação da sua arte.
f) ( ) O poeta é um ser sobrenatural.
g) ( ) O poeta é humano.

11. Com relação ao texto de Fernando Pessoa, responda as questões a seguir:
a) Na primeira estrofe do poema, o autor trabalha com um jogo de palavras. Quais são essas palavras?

b) Explique a relação estabelecida na última estrofe entre coração e razão.

1. Linguagem literária ou não-literária (referencial)?

a) “O homem velho deixa vida e morte para trás
Cabeça a prumo, segue rumo e nunca, nunca mais
O grande espelho que é o mundo ousaria refletir os seus sinais
O homem velho é o rei dos animais.”

b) “Para o mundo quando era quinhentos anos mais novo, os contornos de todas as coisas pareciam mais nitidamente traçados do que nos nossos dias. O contraste entre o sofrimento e a alegria, entre a adversidade e a felicidade parecia mais forte.”

c) “A rede de tricô era áspera entre os dedos, não íntima como quando a tricotara. A rede perdera o sentido e estar num bonde era um fio partido; não sabia o que fazer com as compras no colo. E como uma estranha música, o mundo recomeçava ao redor.”

d) “Autoridades culturais italianas estão tentando levantar fundos (com participação internacional) para desenterrar e recuperar os tesouros arqueológicos da cidade de Herculano, destruída com Pompéia pelo vulcão Vesúvio (sul de Nápoles).
3. Relacione as funções da literatura com seus objetivos.

A – lúdica
B – paradigmática
C – sintonizadora
D – cognitiva
E – catártica
F – liberadora do eu

( ) comunicação
( ) desabafo
( ) evasão
( ) deleite
( ) convencer, esninar
( ) imaginação

4. Fale sobre a função social da literatura.

Entre outra.

OBS.: estas ainda não foram separadas.

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