sábado, 4 de junho de 2022

Exercícios de Transitividade verbal


 



Exercícios


1) Classifique os verbos quanto à transitividade.

a) Eu escutei algo.
b) Pais lamentam o descaso com a educação.
c) Preciso de carona.
d) Agradeço a todos a presença.
e) Ao filho o pai chamou.


Resposta

a) Eu escutei algo.
escutei - verbo transitivo direto, porque precisa de um complemento sem preposição.

b) Pais lamentam o descaso com a educação.
lamentam - verbo transitivo direto, porque precisa de um complemento sem preposição.
"com a educação" é um complemento nominal, porque está completando o sentido de um nome - o substantivo "descaso".

c) Preciso de carona.
preciso - verbo transitivo indireto, porque precisa de um complemento acompanhado obrigatoriamente por preposição.

d) Agradeço a todos a presença.
agradeço - verbo transitivo direto e indireto, porque precisa e dois complementos, um com preposição (objeto indireto “a todos”) e outro sem preposição (objeto direto “a presença” - neste caso “a” é artigo e não preposição).

e) Ao filho o pai chamou.
chamou - verbo transitivo direto. O complemento “ao filho” é objeto direto preposicionado, o que significa que apesar de o objeto direto não exigir a presença de preposição, neste caso a sua utilização evita a ambiguidade. Repare na oração “O filho o pai chamou” não deixa claro quem chama quem, mas em “Ao filho o pai chamou.” está claro que o pai chamou o filho.


Questão 2

(UNIP) Quando repeti isto, pela terceira vez, pensei no seminário, mas como se pensa em perigo que passou, um mal abortado, um pesadelo extinto; todos os meus nervos me disseram que homens não são padres. (Machado de Assis)

Na frase acima, os verbos destacados são:

a) Transitivo direto – transitivo indireto – intransitivo
b) Transitivo direto – transitivo direto – transitivo direto
c) Transitivo indireto – intransitivo – transitivo direto
d) Intransitivo – intransitivo – intransitivo
e) Intransitivo – transitivo direto – transitivo direto


Resposta


Alternativa certa: a) Transitivo direto – transitivo indireto – intransitivo.

  • Repeti - o complemento do verbo não exigiu preposição, mas sim um objeto direto.
  • Pensei - o complemento do verbo exigiu preposição (Em que o sujeito pensou? no seminário).
  • Passou - não necessita de complemento, logo é intransitivo.

Questão 3

(Facens) Assinale a alternativa em que o verbo é transitivo direto.

a) Comprei um terreno e construí a casa.
b) Os guerreiros dormem agora.
c) O cego não vê.
d) João parece zangado.

Resposta

Alternativa certa: a) Comprei um terreno e construí a casa.
Quem compra, compra algo. Uma vez que o complemento do verbo não exigiu preposição, estamos diante de um objeto direto.

Os verbos restantes são classificados da seguinte forma:
b) Os guerreiros dormem agora. (verbo intransitivo)
c) O cego não . (verbo intransitivo)
d) João parece zangado. (verbo de ligação)

Questão 4

Indique a alternativa em que o verbo é transitivo indireto.

a) Cumpri com as expectativas.
b) Concordo com ele.
c) Amar a Deus.
d) Agradeceu a ajuda ao colega.
e) Morreu de fome.


Resposta

Alternativa certa: b) Concordo com ele.
Concordo é um verbo transitivo indireto (concorda com quem?), porque precisa de um complemento com preposição (com ele, que é o objeto indireto).

Quanto às alternativas restantes:

a) Cumpri com as expectativas.
Cumpri é um verbo transitivo direto (cumpri o quê?), porque precisa de um complemento sem preposição (as expectativas, que é o objeto direto). Neste caso, a preposição “com” foi usada apenas para dar ênfase à oração, mas ela não é essencial para completar o sentido do verbo. Assim, estamos diante de um objeto direto preposicionado.

c) Amar a Deus.
Amar é um verbo transitivo direto (amar quem?), porque precisa de um complemento sem preposição (Deus, que é o objeto direto). Neste caso, a preposição “a” foi usada apenas para dar ênfase à oração, mas ela não é essencial para completar o sentido do verbo. Assim, estamos diante de um objeto direto preposicionado.

d) Agradeceu a ajuda ao colega.
Agradecer é um verbo transitivo direto e indireto (agradecer o quê? a quem?), porque precisa de um complemento sem preposição (a ajuda, que é o objeto direto) e de um complemento com preposição (ao colega, que é o objeto indireto).

e) Morreu de fome.
Morreu é um verbo intransitivo, porque não precisa de complemento para exprimir sentido completo. “De fome” é adjunto adverbial de causa, ou seja, é um termo acessório da oração.

Questão 5

Identifique os complementos verbais que são objeto direto, objeto indireto e objeto direto e indireto.

a) Duvido das suas intenções.
b) O tema interessa à banca.
c) Ninguém gostava dele.
d) Não provou do bolo.
e) Conhece o funcionário novo?
f) Ofereceram um presente ao aniversariante.
g) Amem a Deus.

Resposta

a) Duvido das suas intenções.
“das suas intenções” é objeto indireto, porque esse complemento é introduzido por meio da preposição obrigatória de - duvido (de+as) das.

b) O tema interessa à banca.
“à banca” é objeto indireto, porque esse complemento é introduzido por meio da preposição obrigatória a - interessa a.

c) Ninguém gostava dele.
“dele” é objeto indireto, porque esse complemento é introduzido por meio da preposição obrigatória de - gostava (de+ele) = dele.

d) Não provou do bolo.
O verbo “provar” não precisa se ligar ao seu complemento por meio de preposição obrigatória. No entanto, há casos em que o objeto direto é introduzido por preposição por uma questão de estilo, tal como acontece neste caso.

Assim, é correto dizer “Não provou o bolo”, cujo complemento verbal é “o bolo”, objeto direto introduzido sem preposição obrigatória.

Também é correto dizer “Não provou do bolo”, oração que tem como complemento verbal “do bolo”, objeto direto preposicionado, porque foi introduzido por preposição de (de+o = do) não obrigatória.

e) Conhece o funcionário novo?
“o funcionário novo” é objeto direto, porque esse complemento não é introduzido por meio de preposição obrigatória.

f) Ofereceram um presente ao aniversariante.
“um presente” é objeto direto, porque esse complemento não é introduzido por meio de preposição obrigatória.

“ao aniversariante” é objeto indireto, porque esse complemento é introduzido por meio da preposição obrigatória a - ofereceram (a+o) = ao.

g) Amem a Deus.
O verbo “amar” não precisa se ligar ao seu complemento por meio de preposição obrigatória. No entanto, apesar de escrevermos “Amem seus filhos”, é estranho escrevermos “Amem Deus”, porque o uso de “Amem a Deus” se tornou comum.

Assim, este é um caso de objeto direto preposicionado, que ocorre quando a preposição é utilizada com objeto direto por uma questão de expressividade.

Questão 6

Indique as alternativas em que a função não corresponde aos termos em negrito.

a) Adorava as piadas. (complemento nominal)
b) O anel pertence à Maria. (sujeito)
c) Maria recebeu o anel. (objeto direto)
d) João escolheu o anel mais bonito para Maria.(objeto direto e indireto)
e) Dê algo para ele comer. (objeto direto e indireto)
f) Informei a data dos exames aos alunos. (objeto direto preposicionado)


Resposta

Alternativas:
a) Adorava as piadas. (complemento nominal)
“as piadas” é objeto direto

b) O anel pertence à Maria. (sujeito)
“à Maria” é objeto indireto

f) Informei a data dos exames aos alunos. (objeto direto preposicionado)
“a data dos exames” é objeto direto, “aos alunos” é objeto indireto

Questão 7

Classifique os verbos quanto à transitividade.

a) Comprou o vestido para a namorada.
b) Ele adora jogos.
c) Gosta de filmes de terror.
d) Este livro pertence à biblioteca.
e) Mandei a mensagem.

Resposta

a) Comprou o vestido para a namorada.
Comprou é um verbo transitivo direto e indireto (comprou o quê? para quem?), porque precisa de um complemento sem preposição (o vestido, que é o objeto direto) e de um complemento com preposição (para a namorada, que é o objeto indireto).

b) Ele adora jogos.
Adora é um verbo transitivo direto (adora o quê?), porque precisa de um complemento sem preposição (jogos, que é o objeto direto).

c) Gosta de filmes de terror.
Gosta é um verbo transitivo indireto (gosta de quê?), porque precisa de um complemento com preposição (de filmes, que é o objeto indireto).

d) Este livro pertence à biblioteca.
Pertence é um verbo transitivo indireto (pertence a quem?), porque precisa de um complemento com preposição (à biblioteca, que é o objeto indireto).

e) Mandei a mensagem.
Mandei é um verbo transitivo direto (mandei o quê?), porque precisa de um complemento sem preposição (a mensagem, que é o objeto direto).

Questão 8

Classifique os verbos das orações abaixo em:

I. Verbo transitivo direto
II. Verbo transitivo indireto
III. Verbo transitivo direto e indireto
IV. Verbo intransitivo

a) Saiu a pé.
b) Duvido das suas intenções.
c) Nasceu!
d) Distribuiu doces para as crianças.
e) Os cães dão muito trabalho.

Resposta

a) Saiu a pé.
Saiu é um verbo intransitivo, porque não precisa de complemento para exprimir sentido completo. “A pé” é adjunto adverbial de meio, ou seja, é um termo acessório da oração.

b) Duvido das suas intenções.
Duvido é um verbo transitivo indireto (duvida de quê?), porque precisa de um complemento com preposição (das suas intenções, que é o objeto indireto).

c) Nasceu!
Nasceu é um verbo intransitivo, porque não precisa de complemento para exprimir sentido completo.

d) Distribuiu doces para as crianças.
Distribuiu é um verbo transitivo direto e indireto (distribuiu o quê? para quem?), porque precisa de um complemento sem preposição (doces, que é o objeto direto) e de um complemento com preposição (para as crianças, que é o objeto indireto).

e) Os cães dão muito trabalho.
Dão é um verbo transitivo direto (dão o quê?), porque precisa de um complemento sem preposição (muito trabalho, que é o objeto direto).

Questão 9

(FCC-Adaptada) ... que consomem 46% de toda a gasolina do planeta ...

O mesmo tipo de complemento exigido pelo verbo grifado acima está na frase:

a) ... o mundo sofre com a falta de capacidade de refino moderno ...
b) ... e outros adjacentes na Bacia de Santos vem em ótima hora ...
c) Outra oportunidade reside em investimentos maciços em capacidade de refino.
d) ... mas esta é uma tendência que se vem espalhando como fogo em palha.
e) ... para gerar produtos de alto valor ambiental.

Resposta

Alternativa certa: e) ... para gerar produtos de alto valor ambiental.
"Consomem" é transitivo direto, tal como o verbo "gerar".

Os verbos restantes são classificados da seguinte forma:

a) ... o mundo sofre com a falta de capacidade de refino moderno ... (verbo intransitivo)
b) ... e outros adjacentes na Bacia de Santos vem em ótima hora ... (verbo intransitivo)
c) Outra oportunidade reside em investimentos maciços em capacidade de refino. (verbo transitivo indireto)
d) ... mas esta é uma tendência que se vem espalhando como fogo em palha. (verbo de ligação)

Questão 10

(FCC-Adaptada) Quem acompanhou a trajetória do Programa Nacional do Álcool...

O verbo que exige o mesmo tipo de complemento que o do grifado acima está na frase:

a) ... ninguém apostava no seu êxito imediato ...
b) ... com que ele não contava em experiências anteriores do uso do álcool ...
c) ... sabe de seus altos e baixos.
d) ... provocaram a queda das vendas desses veículos...
e) ... que se tornaram residuais.

Resposta

Alternativa certa: d) ... provocaram a queda das vendas desses veículos...
"Acompanhou" e "provocaram" são transitivos diretos.

Os verbos restantes são classificados da seguinte forma:

a) ... ninguém apostava no seu êxito imediato ... (verbo transitivo indireto)
b) ... com que ele não contava em experiências anteriores do uso do álcool ... (verbo transitivo indireto)
c) ... sabe de seus altos e baixos. (verbo transitivo indireto)
e) ... que se tornaram residuais. (verbo de verbo de ligação)

Questão 11

(FGV-2003) Assinale a alternativa em que, pelo menos, um verbo esteja sendo usado como transitivo direto.

a) Dependeu o coveiro de alguém que rezasse.
b) Oremos, irmãos!
c) Chega o primeiro raio da manhã.
d) Loureiro escolheu-nos como padrinhos.
e) Contava com o auxílio de Marina para cuidar do evento.

Resposta

Alternativa certa: d) Loureiro escolheu-nos como padrinhos.
"Escolheu-nos" é verbo transitivo direto. O objeto direto é representado pelo pronome "nos".

Os verbos restantes são classificados da seguinte forma:

a) Dependeu o coveiro de alguém que rezasse. (verbo transitivo indireto. Não confunda o sujeito - coveiro - com o objeto direto. O coveiro dependeu de alguém que rezasse.)
b) Oremos, irmãos! (verbo intransitivo)
c) Chega o primeiro raio da manhã. (verbo intransitivo)
d) Contava com o auxílio de Marina para cuidar do evento. (verbos transitivos indiretos)

Questão 12

(FCC) Jogadores e dirigentes incitam a violência com declarações impensadas.

A frase em que o verbo exige o mesmo tipo de complemento que o grifado acima é:

a) ... como se todas as suas atitudes fossem ilícitas.
b) ... que as mortes que ocorrem no futebol ...
c) ... que não contribui para a superação do problema.
d) ... não apenas para torcer por suas cores.
e) ... enquanto os demais exercem alguns dos seus direitos de cidadania

Resposta

Alternativa certa: e) ... enquanto os demais exercem alguns dos seus direitos de cidadania.
"Incitam" é transitivo direto, tal como "exercem".

Os verbos restantes são classificados da seguinte forma:
a) ... como se todas as suas atitudes fossem ilícitas. (verbo de ligação)
b) ... que as mortes que ocorrem no futebol ... (verbo intransitivo)
c) ... que não contribui para a superação do problema. (verbo transitivo indireto)
d) ... não apenas para torcer por suas cores. (verbo transitivo indireto)

Questão 13

(IFB) A análise da transitividade verbal não deve ser feita isoladamente, mas sim de acordo com o texto. O mesmo verbo pode estar empregado ora intransitivamente, ora transitivamente, ora com objeto direto, ora com objeto indireto. Dessa forma, indique a alternativa INCORRETA:

a) Perdoai sempre. (verbo intransitivo)
b) Perdoai as ofensas. (verbo transitivo direto)
c) Perdoais aos inimigos. (verbo transitivo indireto)
d) Por que sonhas, ó jovem poeta? (verbo transitivo direto)
e) Sonhei um sonho guinholesco. (verbo transitivo direto)

Resposta

Alternativa: d) Por que sonhas, ó jovem poeta? (verbo transitivo direto).


Na alternativa d) o verbo "sonhar" é intransitivo, porque tem sentido completo (ter um sonho, ter um desejo)

Na alternativa e) Sonhei um sonho guinholesco., o verbo "sonhar" é transitivo direto, porque indica o que o sujeito sonhou durante o sono. "Um sonho guinholesco" é o tema desse sonho e, uma vez que esse complemento não vem acompanhado de preposição, é objeto direto.


Exercícios de Período simples e período composto com vídeo-aulas com o professor Noslen



Período Simples











Período composto por coordenação




Período é a frase organizada em uma ou mais orações, podendo ser 
Simples: Quando constituído de uma única oração.
Composto: Quando constituído de duas ou mais orações.

Período simples é um enunciado de sentido completo construído com uma oração absoluta, ou seja, apenas um verbo. A gramática normativa da língua portuguesa prevê, além da frase e da oração, outro tipo de unidade sintática: o período. O período é um enunciado com sentido completo construído por uma ou mais orações.


Exemplos:

O amor é eterno.
As plantas necessitam de cuidados especiais.
Quero aquelas rosas.
O tempo é o melhor remédio.


Período Composto

É aquele constituído por duas ou mais orações.

Exemplos:

Quando você partiu minha vida ficou sem alegrias.
Quero aquelas flores para presentear minha mãe.
Vou gritar para todos ouvirem que estou sabendo o que acontece ao anoitecer.
Chegueijantei e fui dormir.

Saiba que:

Como toda oração está centrada num verbo ou numa locução verbal, a maneira prática de saber quantas orações existem num período é contar os verbos ou locuções verbais.

Na próxima postagem trarei Classificação do sujeito e exercícios 


Fontes:
https://www.youtube.com/c/ProfessorNoslen
https://www.soportugues.com.br/


Exercícios

Vamos ver se conseguirmos entender as diferenças entre os tipos de período?

1 – (ENEM-2009) TEXTO:

Manuel Bandeira

Filho de engenheiro, Manuel Bandeira foi obrigado a
abandonar os estudos de arquitetura por causa da tuberculose.
Mas a iminência da morte não marcou de forma lúgubre sua
obra, embora em seu humor lírico haja sempre um toque de
funda melancolia, e na sua poesia haja sempre um certo toque
de morbidez, até no erotismo.
Tradutor de autores como Marcel Proust e William
Shakespeare, esse nosso Manuel traduziu mesmo foi a nostalgia
do paraíso cotidiano mal idealizado por nós, brasileiros, órfãos
de um país imaginário, nossa Cocanha perdida, Pasárgada.
Descrever seu retrato em palavras é uma tarefa impossível,
depois que ele mesmo já o fez tão bem em versos.
Revista Língua Portuguesa, n° 40, fev. 20

A coesão do texto é construída principalmente a partir do (a)

(A) repetição de palavras e expressões que entrelaçam as informações apresentadas no texto.
(B) substituição de palavras por sinônimos como “lúgubre” e
“morbidez”, “melancolia” e “nostalgia”.
(C) emprego de pronomes pessoais, possessivos e
demonstrativos: “sua”, “seu”, “esse”, “nosso”, “ele”.
(D) emprego de diversas conjunções subordinativas que articulam
as orações e períodos que compõem o texto.
(E) emprego de expressões que indicam sequência, progressividade, como “iminência”, “sempre”, “depois”.

2 – (FGV) Leia atentamente: “O vigilante guarda-noturno e o seu valente auxiliar, nunca esmoreceram no cumprimento do dever.” No período acima, a vírgula está mal colocada, pois separa:

a) o sujeito e o objeto direto.

b) o sujeito e o predicado.

c) a oração principal e a oração subordinada.

d) o sujeito e o seu adjunto adnominal.

e) o predicado e o objeto direto.

3 – (FGV) Leia atentamente: “A maior parte dos funcionários classificados no último concurso, optou pelo regime de tempo integral.” Na frase acima, há um erro de pontuação, pois a vírgula está separando de modo incorreto:

a) o sujeito e o predicado.

b) o aposto e o objeto direto.

c) o adjunto adnominal e o predicativo do sujeito.

d) o sujeito e o predicativo do objeto direto.

e) o objeto indireto e o complemento da agente da passiva.

4 – (FUVEST) Classifique as orações em destaque do período seguinte: “Ao analisar o desempenho da economia brasileira, os empresários afirmaram que os resultados eram bastante razoáveis, uma vez que a produção não aumentou, mas também não caiu.”

a) principal, subordinada adverbial final.

b) principal, subordinada substantiva objetiva direta.

c) subordinada adverbial temporal, subordinada adjetiva restritiva.

d) subordinada adverbial temporal, subordinada objetiva direta.

e) subordinada adverbial temporal, subordinada substantiva subjetiva.

Gabarito:

1 – Alternativa C. A coesão é revelada por meio de marcas linguísticas presentes na estrutura sequencial do texto. Ela estabelece a relação semântica entre elementos do texto que são cruciais para a sua interpretação. Nesse sentido, como os pronomes pessoais são palavras que têm sua carga semântica plena apenas quando relacionadas a um substantivo, significa que nunca têm autonomia e, por referir-se a outro termo, tornam-se peça fundamental na arquitetura de um texto.
2 – Alternativa B
3 – Alternativa A
4 – Alternativa D

Exercícios fonte:
https://blogdoenem.com.br/tipos-de-periodo-simples-e-composto-portugues-enem/