domingo, 10 de abril de 2016

Preposições e Locução Prepositiva

PREPOSIÇÃO


Preposição é a palavra que estabelece uma relação entre dois ou mais termos da oração. Essa relação é do tipo subordinativa, ou seja, entre os elementos ligados pela preposição não há sentido dissociado, separado, individualizado; ao contrário, o sentido da expressão é dependente da união de todos os elementos que a preposição vincula.
Exemplos:
  1. Os amigos de João estranharam o seu modo de vestir.
    amigos de João / modo de vestir: elementos ligados por preposição
    de: preposição
  2. Ela esperou com entusiasmo aquele breve passeio.
    esperou com entusiasmo: elementos ligados por preposição
    com: preposição
Esse tipo de relação é considerada uma conexão, em que os conectivos cumprem a função de ligar elementos. A preposição é um desses conectivos e se presta a ligar palavras entre si num processo de subordinação denominado regência.
Diz-se regência devido ao fato de que, na relação estabelecida pelas preposições, o primeiro elemento – chamado antecedente – é o termo que rege, que impõe um regime; o segundo elemento, por sua vez – chamado consequente – é o termo regido, aquele que cumpre o regime estabelecido pelo antecedente.
Exemplos:
  1. hora das refeições é sagrada.
hora das refeições: elementos ligados por preposição
de + as = das: preposição
hora: termo antecedente = rege a construção "das refeições"
refeições: termo consequente = é regido pela construção "hora da"
  1. Alguém passou por aqui.
passou por aqui: elementos ligados por preposição
por: preposição
passou: termo antecedente = rege a construção "por aqui"
aqui: termo consequente = é regido pela construção "passou por"
As preposições são palavras invariáveis, pois não sofrem flexão de gênero, número ou variação em grau como os nomes, nem de pessoa, número, tempo, modo, aspecto e voz como os verbos. No entanto, em diversas situações as preposições se combinam a outras palavras da língua (fenômeno da contração) e, assim, estabelecem uma relação de concordância em gênero e número com essas palavras às quais se ligam. Mesmo assim, não se trata de uma variação própria da preposição, mas sim da palavra com a qual ela se funde.
Por exemplo:
de + o = do
por + a = pela
em + um = num
As preposições podem introduzir:
a) Complementos Verbais
Por exemplo:
Eu obedeço "aos meus pais".
b) Complementos Nominais
Por exemplo:
Continuo obediente "aos meus pais".
c) Locuções Adjetivas
Por exemplo:
É uma pessoa "de valor".
d) Locuções Adverbiais
Por exemplo:
Tive de agir "com cautela".
e) Orações Reduzidas
Por exemplo:

"Ao chegar", comentou sobre o fato ocorrido.


Classificação das Preposições
As palavras da Língua Portuguesa que atuam exclusivamente como preposição são chamadas preposições essenciais. São elas:
  a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, per, perante, por, sem, sob, sobre, trás

Observações:
1) A preposição após, acidentalmente, pode ser advérbio, com a significação de atrásdepois.
Por exemplo:
Os noivos passaram, e os convidados os seguiram logo após.
2) Dês é o mesmo que desde e ocorre com pouca frequência em autores modernos.
Por exemplo:
Dês que começaste a me visitar, sinto-me melhor.
3) Trás, modernamente, só se usa em locuções adverbiais e prepositivas: por tráspara tráspara trás de. Como preposição simples, aparece, por exemplo, no antigo ditado: 
Trás mim virá quem bom me fará.
4) Para, na fala popular, apresenta a forma sincopada pra.
Por exemplo:
Bianca, alcance aqueles livros pra mim.
5) Até pode ser palavra denotativa de inclusão.
Por exemplo:
Os ladrões roubaram-lhe até a roupa do corpo.
Há palavras de outras classes gramaticais que, em determinadas situações, podem atuar como preposições. São, por isso, chamadas preposições acidentais:

como (= na qualidade de), conforme (= de acordo com), segundo (= conforme), consoante (= conforme), durantesalvoforamediantetiranteexcetosenãovisto (=por).

Saiba que:
As preposições essenciais regem sempre a forma oblíqua tônica dos pronomes pessoais:
Por exemplo:
Não vá sem mim à escola.
As preposições acidentais, por sua vez, regem a forma reta desses mesmos pronomes:
Por exemplo:
Todos, exceto eu, preferem sorvete de chocolate.


Locuções prepositivas


É o grupo de palavras que tem valor de preposição. 


As mais comuns são: 
acima de, abaixo de, acerca de, além de, ao lado de, ao redor de, a par de, a respeito de, de acordo com, dentro de, diante de, embaixo de, em cima de, em frente a, em redor de, em vez de, graças a, junto a, junto de, perto de, por cima de.

A última palavra da locução prepositiva é uma preposição.
O acréscimo de uma preposição após um advérbio ou uma locução adverbial forma uma locução prepositiva.

Exemplos:
Dentro – advérbio
Dentro de – locução prepositiva
Por perto – locução adverbial
Por perto de – locução prepositiva

Combinação e Contração da Preposição

Quando as preposições adeem e per unem-se a certas palavras, formando um só vocábulo, essa união pode ser por:
Combinação: ocorre quando a preposição, ao unir-se a outra palavra, mantém todos os seus fonemas.
Por exemplo: preposição + artigo masculino o = ao
preposição + artigo masculino os = aos
Contração: ocorre quando a preposição sofre modificações na sua estrutura fonológica ao unir-se a outra palavra. As preposições de e em, por exemplo, formam contrações com os artigos e com diversos pronomes. Veja:
dodosdadas
numnunsnumanumas
distodissodaquilo
naquelenaquelesnaquelanaquelas
Observe outros exemplos:
em + a = na em + aquilo = naquilo
de + aquela = daquela
de + onde = donde
Obs.: as formas pelopelapelospelas resultam da contração da antiga preposição per com os artigos definidos.
Por exemplo:
per + o pelo
Encontros Especiais
A contração da preposição com os artigos ou pronomes demonstrativos aas ou com o "ainicial dos pronomes aqueleaquelesaquelaaquelasaquilo resulta numa fusão de vogais a que se chama de crase - que deve ser assinalada na escrita pelo uso do acento grave.
Por exemplo:
a + a = à
Exemplos:
às - àquela - àquelas - àquele - àqueles - àquilo Principais Relações estabelecidas pelas Preposições
  • Autoria - Esta música é de Roberto Carlos.
  • Lugar - Estou em casa.
  • Tempo -Eu viajei durante as férias.
  • Modo ou conformidade - Vamos escolher por sorteio.
  • Causa - Estou tremendo de frio
  • Assunto - Não gosto de falar sobre política.
  • Fim ou finalidade - Eu vim para ficar
  • Instrumento - Paulo feriu- se com a faca.
  • Companhia - Hoje vou sair com meus amigos.
  • Meio - Voltarei a andar a cavalo.
  • Matéria - Devolva-me meu anel de prata.
  • Posse - Este é o carro de João.
  • Oposição - O Flamengo jogou contra Fluminense.
  • Conteúdo - Tomei um copo de (com) vinho.
  • Preço - Vendemos o filhote de nosso cachorro a (por) R$ 300,00.
  • Origem - Você descende de família humilde.
  • Especialidade - João formou-se em Medicina.
  • Destino ou direção - Olhe para frente!
Distinção entre Preposição, Pronome Pessoal Oblíquo e Artigo
Preposiçãoao ligar dois termos, estabelecendo entre eles relação de dependência, o "apermanece invariável, exercendo função de preposição.
Por exemplo:
Fui a Brasília.
Pronome Pessoal Oblíquo: ao substituir um substantivo na frase.
Por exemplo:
Eu levei Júlia a Brasília.
Eu a levei a Brasília.
Artigoao anteceder um substantivo, determinando-o.
Por exemplo:
A professora foi a Brasília.
Preposições, leitura e produção de textos
A referência constante às preposições quando se estuda a Língua Portuguesa demonstra a importância que elas possuem na construção de frases e textos eficientes. As relações que as preposições estabelecem entre as partes do discurso são tão diversificadas quanto imprescindíveis; seja em textos narrativos, descritivos ou dissertativos, noções como tempo, lugar, causa, assunto, finalidade e outras costumam participar da construção da coerência textual e da obtenção dos efeitos de sentido discursivos.

Fonte:  http://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf83.php


Exercício

1. Identifique as locuções prepositivas nas frases abaixo.
a) Chegou mais cedo em casa
a fim de terminar o relatório.
b) Os deficientes auditivos se comunicam
por meio de gestos.
c) Antes da Palestra, falei
acerca de mim.
d) Leia um livro
em vez de assistir a esse programa de TV.
e) Os procedimentos estão
de acordo com o estatuto dessa empresa.
f) Sempre estive
a par dos problemas da empresa.
g)
Através da diretora da escola conheci a turma de Biologia.
h) Sua fortuna foi construída
à custa de muito empenho.
i) “Então Pedro Bala reparou que ele estava sentado
em cima do embrulho.”
j) “Como iria ele tirar o embrulho
debaixo da perna do homem?

Advérbio ( com atividades)

Estudo do Advérbio 
Profundamente

Manuel Bandeira


Quando ontem adormeci
Na noite de São João
Havia alegria e rumor
Estrondos de bombas luzes de Bengala
Vozes, cantigas e risos
Ao pé das fogueiras acesas.

No meio da noite despertei
Não ouvi mais vozes nem risos
Apenas balões
Passavam, errantes

Silenciosamente
Apenas de vez em quando
O ruído de um bonde
Cortava o silêncio
Como um túnel.
Onde estavam os que há pouco
Dançavam
Cantavam
E riam
Ao pé das fogueiras acesas?

— Estavam todos dormindo
Estavam todos deitados
Dormindo
Profundamente.
 Observe os termos destacados no poema; eles expressam uma circunstância.
tempo, lugar, tempo,modo



ADVÉRBIO
Compare estes exemplos:

O ônibus chegou.
O ônibus chegou ontem.

A palavra ontem acrescentou ao verbo chegou uma circunstância de tempo: ontem é um advérbio.

Marcos jogou bem.
Marcos jogou muito bem.

A palavra muito intensificou o sentido do advérbio bemmuito, aqui, é um advérbio.

A criança é linda.
A criança é muito linda.

A palavra muito intensificou a qualidade contida no adjetivo lindamuito, nessa frase, é um advérbio.
Advérbio é uma palavra invariável que modifica o sentido do verbo, do adjetivo e do próprio advérbio.
Às vezes, um advérbio pode se referir a uma oração inteira; nessa situação, normalmente transmitem a avaliação de quem fala ou escreve sobre o conteúdo da oração.
Por exemplo:

As providências tomadas foram infrutíferas, lamentavelmente.
Quando modifica um verbo, o advérbio pode acrescentar várias ideias, tais como:
Tempo: Ela chegou tarde.
LugarEle mora aqui.
Modo: Eles agiram mal.
Negação: Ela não saiu de casa.
Dúvida: Talvez ele volte.
Observações:
- Os advérbios que se relacionam ao verbo são palavras que expressam circunstâncias do processo verbal, podendo assim, ser classificados como determinantes.
Por exemplo:

Ninguém manda aqui!
mandar: verbo
aqui: advérbio de lugar = determinante do verbo
- Quando modifica um adjetivo, o advérbio acrescenta a ideia de intensidade.
Por exemplo:

O filme era muito bom.
- Na linguagem jornalística e publicitária atuais, têm sido frequentes os advérbios associados a substantivos:
Por exemplo:

" Isso é simplesmente futebol" - disse o jogador.
"Orgulhosamente Brasil" é o que diz a nova campanha publicitária ufanista.

Flexão do Advérbio

Outra característica dos advérbios se refere a sua organização morfológica. Os advérbios são palavras invariáveis, isto é, não apresentam variação em gênero e número. Alguns advérbios, porém, admitem a variação em grau. Observe:

Grau Comparativo

Forma-se o comparativo do advérbio do mesmo modo que o comparativo do adjetivo:
de igualdade: tão + advérbio + quanto (como)
Por exemplo:
Renato fala tão alto quanto João.
de inferioridade: menos + advérbio + que (do que)
Por exemplo:
Renato fala menos alto do que João.
de superioridade:
Analítico: mais + advérbio + que (do que)
Por exemplo:
Renato fala mais alto do que João.
Sintético: melhor ou pior que (do que)
Por exemplo:
Renato fala melhor que João.
Grau Superlativo

O superlativo pode ser analítico ou sintético:
Analítico: acompanhado de outro advérbio.
Por exemplo:
Renato fala muito alto.
muito = advérbio de intensidade
alto = advérbio de modo
Sintético: formado com sufixos.
Por exemplo:
Renato fala altíssimo.
Obs.: as formas diminutivas (cedinho, pertinho, etc.) são comuns na língua popular. Observe:
Maria mora pertinho daqui. (muito perto)
A criança levantou cedinho. (muito cedo)
Classificação dos Advérbios

De acordo com a circunstância que exprime, o advérbio pode ser de:

Lugar: aqui, antes, dentro, ali, adiante, fora, acolá, atrás, além, lá, detrás, aquém, cá, acima, onde, perto, aí, abaixo, aonde, longe, debaixo, algures, defronte, nenhures, adentro, afora, alhures, embaixo, externamente, a distância, à distância de, de longe, de perto, em cima, à direita, à esquerda, ao lado, em volta.

Tempo: hoje, logo, primeiro, ontem, tarde, outrora, amanhã, cedo, dantes, depois, ainda, antigamente, antes, doravante, nunca, então, ora, jamais, agora, sempre, já, enfim, afinal, amiúde, breve, constantemente, entrementes, imediatamente, primeiramente, provisoriamente, sucessivamente, às vezes, à tarde, à noite, de manhã, de repente, de vez em quando, de quando em quando, a qualquer momento, de tempos em tempos, em breve, hoje em dia.

Modo: bem, mal, assim, adrede, melhor, pior, depressa, acinte, debalde, devagar, às pressas, às claras, às cegas, à toa, à vontade, às escondidas, aos poucos, desse jeito, desse modo, dessa maneira, em geral, frente a frente, lado a lado, a pé, de cor, em vão e a maior parte dos que terminam em "-mente": calmamente, tristemente, propositadamente, pacientemente, amorosamente, docemente, escandalosamente, bondosamente, generosamente.

Afirmação: sim, certamente, realmente, decerto, efetivamente, certo, decididamente, deveras, indubitavelmente.

Negação: não, nem, nunca, jamais, de modo algum, de forma nenhuma, tampouco, de jeito nenhum.

Dúvida: acaso, porventura, possivelmente, provavelmente, quiçá, talvez, casualmente, por certo, quem sabe.

Intensidade: muito, demais, pouco, tão, em excesso, bastante, mais, menos, demasiado, quanto, quão, tanto, assaz, que (equivale a quão), tudo, nada, todo, quase, de todo, de muito, por completo, extremamente,intensamente, grandemente, bem (quando aplicado a propriedades graduáveis).

Exclusão: apenas, exclusivamente, salvo, senão, somente, simplesmente, só, unicamente.
Por exemplo: Brando, o vento apenas move a copa das árvores.

Inclusão: ainda, até, mesmo, inclusivamente, também.
Por exemplo: O indivíduo também amadurece durante a adolescência.

Ordem: depois, primeiramente, ultimamente.
Por exemplo: Primeiramente, eu gostaria de agradecer aos meus amigos por comparecerem à festa.

Saiba que:

- Para se exprimir o limite de possibilidade, antepõe-se ao advérbio o mais ou o menos.

Por exemplo:
Ficarei o mais longe que puder daquele garoto. Voltarei o menos tarde possível.

- Quando ocorrem dois ou mais advérbios em -mente, em geral sufixamos apenas o último:

Por exemplo:
O aluno respondeu calma e respeitosamente.

Distinção entre Advérbio e Pronome Indefinido

Há palavras como muito, bastante, etc. que podem aparecer como advérbio e como pronome indefinido.

Advérbio: refere-se a um verbo, adjetivo, ou a outro advérbio e não sofre flexões.

Por exemplo: Eu corri muito.

Pronome Indefinido: relaciona-se a um substantivo e sofre flexões.

Por exemplo: Eu corri muitos quilômetros.
Advérbios Interrogativos

São as palavras: ondeaondedondequandocomopor que? nas interrogações diretas ou indiretas, referentes às circunstâncias de lugar, tempo, modo e causa.
Veja:
Interrogação DiretaInterrogação Indireta
Como aprendeu?Perguntei como aprendeu.
Onde mora?Indaguei onde morava.
Por que choras?Não sei por que choras.
Aonde vai?Perguntei aonde ia.
Donde vens?Pergunto donde vens.
Quando voltas?Pergunto quando voltas.

Fonte: http://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf78.php


• Locução Adverbial

Locução adverbial é toda expressão formada por mais de uma palavra com valorde advérbio. Exemplo:
As notícias chegaram de manhã.( locução adverbial) 
As notícias chegaram cedo.(advérbio)

• Classificação do advérbio e das locuções adverbiais

Como já dissemos, as circunstâncias expressas pelos advérbios são inúmeras, de acordo com o contexto.
As mais comuns são:

Lugar: lá, aqui, acima, por fora, etc.
Modo: bem, mal, assim, devagar, às pressas, pacientemente, etc.
Dúvida: talvez, possivelmente, acaso, porventura, etc.
Negação: não, de modo algum, de forma nenhuma, etc.
Afirmação: sim, realmente, com certeza, etc.
Intensidade: muito, demais, pouco, tão, menos, em excesso, etc.
Tempo: agora, hoje, sempre, logo, de manhã, às vezes, etc.
Instrumento : com a faca, a pauladas, com a caneta, com a ponta da vara, etc.
Meio de transporte: a cavalo, de carro, de avião, etc.
Assunto: sobre futebol, a respeito de culinária, sobre literatura, etc.
Causa: morrer de frio

• Palavras Denotativas

Existem palavras e locuções semelhantes aos advérbios, as palavras denotativas, que indicam ideia de:

Inclusão: até, mesmo, inclusive, etc.
Exclusão: só, apenas, menos,exceto etc.
Retificação: isto é, aliás, ou melhor, etc.
Explicação: por exemplo, ou seja, etc

Atenção!
A mesma palavra pode ser classificada como adjetivo ou advérbio , dependendo do termo a que se refere. Exemplo:

Ela fala áspero( advérbio modifica o verbo falar)
O chão da sala está ásperoadjetivo  modifica o substantivo chão)

O rapaz  falou alto.( advérbio)
O rapaz é alto.( adjetivo)

Na frase: ela sorriu largamente e lindamente, para evitar a rima na prosa, fica mais elegante assim:
Ela sorriu larga e lindamente.



ATIVIDADES


1. A palavra destacada tem valor diferente em cada uma das frases dos pares abaixo.
Classifique-a.
a) Faça isso direito!
Entrou pelo lado direito.
b) Pagou caro o carro em que desfila pela cidade.
É um carro caro.
c) Breve nos veremos.
O discurso do presidente foi breve.
d) Fale baixo!
O salário médio no Brasil é baixo.

Testes:
1.  Assinale a frase em que meio funciona como advérbio:
a) Só quero meio quilo.
b) Achei-o meio triste. 
c) Descobri o meio de acertar.
d) Parou no meio da rua.
e) Comprou um metro e meio de tecido. 


2) Só não há advérbio em:
a) Não o quero.
b) Ali está o material.
c) Tudo está correto. 
d) Talvez ele fale.
e) Já cheguei. 


3) Qual das frases abaixo possui advérbio de modo?
a) Realmente ela errou.
b) Antigamente era mais pacato o mundo.
c) Lá está teu primo.
d) Ela fala bem. 
e) Estava bem cansado. 


4) Classifique a locução adverbial que aparece em "Machucou-se com a lâmina".
a) modo
b) instrumento
c) causa
d) concessão
e) fim 


5) Indique a alternativa gramaticalmente incorreta:
a) A casa onde moro é excelente.
b) Disseram-me por que chegaram tarde.
c) Aonde está o livro? 
d) É bom o colégio donde saímos.
e) O sítio aonde vais é pequeno. 


6) Ele ficou em casa. A palavra em é:
a) conjunção
b) pronome indefinido
c) artigo definido
d) advérbio de lugar
e) preposição 


7) Marque o exemplo em que ambas as palavras em negrito estão na mesma classe gramatical:
a) O seu talvez deixou preocupado o professor.
b) Respondeu-nos simplesmente com um não.
c) Boas notícias duram pouco.
d) Nossa irmã é mais nova que a sua.  


8) Morfologicamente, a expressão sublinhada na frase abaixo é classificada como locução:
"Estava à toa na vida..."
a) adjetiva
b) adverbial 
c) prepositiva
d) conjuntiva
e) substantiva 


9) Em todas as opções há dois advérbios, exceto em:
a) Ele permaneceu muito calado. 
b) Amanhã, não iremos ao cinema.
c) O menino, ontem, cantou desafinadamente.
d) Tranquilamente, realizou-se, hoje, o jogo.
e) Ela falou calma e sabiamente.
 

10(UNIFESP)2010 
Considere a charge e as afirmações.

I. O advérbio já, indicativo de tempo, atribui à frase o sentido de mudança.
II. Entende-se pela frase da charge que a população de idosos atingiu um patamar inédito no país.
III. Observando a imagem, tem-se que a fila de velhinhos esperando um lugar no banco sugere o aumento de
idosos no país.
Está correto o que se afirma em
A) I apenas.
B) II apenas.
C) I e II apenas.
D) II e III apenas.
E) I, II e III.


GABARITO 

QUESTÕES
 1. A palavra destacada tem valor diferente em cada uma das frases dos pares abaixo.
Classifique-a.
a) Faça isso direito!( direito = corretamente)
Entrou pelo lado direito.( oposto do esquerdo)
b) Pagou caro o carro em que desfila pela cidade.( preço alto)
É um carro caro.( valioso)
c) Breve nos veremos.( tempo)
O discurso do presidente foi breve.( discurso curto)
d) Fale baixo!( tom da voz)
O salário médio no Brasil é baixo.( valor do salário)

TESTES

1-b;2-c; 3-d;4-b;5-c; 6-e; 7-d; 8-b, 9-a;10-e

EXERCÍCIOS SUBSTANTIVOS COM GABARITO (MÚLTIPLA ESCOLHA)

Português - Língua Portuguesa - Exercícios com gabarito

1- Dentre as frases abaixo, escolha aquela em que há, de fato, flexão de grau para o substantivo.
a)  O advogado deu-me seu cartão.
b)  Deparei-me com um portão, imenso e Suntuoso.
c) Moravam num casebre, à beira do rio.
d) A abelha, ao picar a vítima, perde seu ferrão.
e) A professora distribuiu as cartilhas a todos os alunos.
2- Indique a alternativa correta no que se refere ao plural dos substantivos compostos casa-grande, flor-de-cuba, arco-íris e beija-flor.
a)  casa-grandes, flor-de-cubas, os arco-íris, beijas-flor
b)  casas-grandes, flores-de-cuba, arcos-íris, beijas-flores
c)  casas-grande, as flor-de-cubas, arcos-íris, os beija-flor
d)  casas-grande, flores-de-cuba, arcos-íris, beijas-flores
e)  casas-grandes, flores-de-cuba, os arco-íris, beija-fiores
3- Assinale a alternativa em que há gênero aparente na relação masculino/feminino dos pares.
a)  boi – vaca
b)  homem – mulher
c)  cobra macho – cobra fêmea
d)o capital – a capital
e)o cônjuge (homem)- o cônjuge (mulher)
4- Assinale a alternativa em que a palavra tem o gênero indicado incorretamente.
a)  a tapa
b)  a grama
c)  o hélice
d)  o crisma
e)o ágape
5- Das opções a seguir, assinale a que apresenta um substantivo que só tem uma forma no plural.
a)  guardião
b)  espião
c)  peão d)vulcão
e)  cirurgião
6- O plural de fogãozinho e cidadão é:
a)  fogãozinhos e cidadãos.
b)  fogãosinhos e cidadãos.
c) fogõezinhos e cidadãos.
d)  fogõezinhos e cidadões.
e)  fogõesinhos e cidadões.
7- Viam-se (*) junto aos (*) do jardim, 
a) papelsinhos, meios-fio
b)  papei zinhos, meios-fios
c)  papeisinhos, meio-fios
d)  papelzinhos, meio-fios
e)  papeizinhos, meio-fios
8- Assinale a alternativa incorreta.
a)  Borboleta é substantivo epiceno.
b)  Rival é comum de dois gêneros.
c)  Omoplata é substantivo masculino.
d) Vítima é substantivo sobrecomum.
e)  n.d.a.
9- Indique a alternativa em que só aparecem substantivos abstratos.
a) tempo, angústia, saudade, ausência, esperança, imagem
b)angústia, sorriso, luz, ausência, esperança, inimizade
c)  inimigo, luto, luz, esperança, espaço, tempo
d)  angústia, saudade, ausência, esperança, inimizade
e)  espaço, olhos, luz, lábios, ausência, esperança, angústia
10- Numere a segunda coluna de acordo com o significado das expressões da primeira coluna e assinale a alternativa que contém as algarismos na sequência correta.
(1)  o óleo santo                         (  ) a moral
(2)  a relva                                  (  ) a crisma
(3)  um sacramento                    (  )  o moral
(4)  a ética                                  (  ) o crisma
(5)  a unidade de massa            (  )  a grama
(6)  o ânimo                                (  )  o grama
a)  6, 1,4, 3, 5, 2
b)  6, 3, 4, 1,2, 5
c) 4, 1,6, 3, 5, 2
d) 4, 3, 6, 1,2, 5
e)  6, 1,4, 3, 2, 5
11- Indique o período que não contém um substantivo no grau diminutivo.
a) Todas as moléculas foram conservadas com as propriedades particulares, independentemente da
atuação do cientista.
b) O ar senhoril daquele homúnculo transformou-o no centro de atenções na tumultuada assembleia.
c) Através da vitrina da loja, a pequena observava curiosamente os objetos decorados expostos à venda, por preço bem baratinho.
d)  De momento a momento, surgiam curiosas sombras e vultos apressados na silenciosa viela.
e)  Enquanto distraía as crianças, a professora tocava flautim, improvisando cantigas alegres e suaves.
12- Assinale a alternativa em que a flexão do substantivo composto está errada.
a)  os pés-de-chumbo
b)  os corre-corre
c) as públicas-formas
d)  os cavalos-vapor
e)  os vaivéns
13- Dadas as palavras:
1.  esforços
2.  portos
3.  impostos
- Verificamos que o timbre da vogal tônica é aberto:
a)  apenas na palavra 1.
b)  apenas na palavra 2.
c) apenas na palavra 3.
d)  apenas nas palavras 1 e 3.
e)  em todas as palavras.
14- Assinale a alternativa em que aparecem substantivos simples, respectivamente, concreto e abstrato.
a)  água, vinho
b)   Pedro, Jesus
c) Pilatos, verdade
d) Jesus, abaixo-assinado
e)  Nova Iorque, Deus
15-  Dadas as sentenças:
1.  Ele não chegou a falar com a Presidenta.
2.  Ele sofreu um entorse grave.
3.  A tracoma é uma doença contagiosa. Deduzimos que:

a)  apenas a sentença 1 está correta.
b)  apenas a sentença 2 está correta.
c)  apenas a sentença 3 está correta.
d) todas estão corretas.
e)  n.d.a.
16- Assinale a única frase em que há erro no que diz respeito ao gênero das palavras. 
a) O gerente de será depor como testemunha única do crime.
b) A personagem principal do conto é o Seu Rodrigues.
c)  Ele foi apontado como a cabeça do motim.
d)  O telefonema deixou a anfitriã perplexa.
e) A parte superior da traqueia é o laringe.
17- Assinale a alternativa em que há um substantivo cuia mudança de gênero não altera o significado.
a)  cabeça, cisma, capital
b)  águia, rádio, crisma
c)  cura, grama, cisma
d)  lama, coral, moral
e)  agente, praça, lama
18- Numa das frases seguintes, há uma flexão de plural totalmente errada. Assinale-a.
a)  Os escrivães serão beneficiados por essa lei.
b)  O número mais importante é o dos anõezinhos.
c)  Faltam os hifens nesta relação de palavras.
d)  Fulano e Beltrano são dois grandes caráteres.
e)  Os reptis são animais ovíparos.
19- Relacione as duas colunas, de acordo com a classificação dos substantivos, e assinale a alternativa correta.
(1)  padre                       (   ) próprio
(2)  seminário                 (   ) coletivo
(3)  dias                          (   ) derivado
(4)  ano                           (   ) comum
a)  3, 4, 2, 1
b)  1,2, 4, 3
c)  1, 3, 4, 2
d)  3, 2, 1,4
e)  2, 4, 3, 1
20- Dentre os plurais de nomes compostos aqui relacionados, há um que está errado. Qual!
a)  escolas-modelo
b)  quebra-nozes
c)  chefes-de-sessões
d)  guardas-noturnos
e)  redatores-chefes
21- Numa das opções, uma das palavras apresenta erro de flexão. Indique-a.
a)  mãos-de-obra, obras-primas
b)  guardas-civis, afro-brasileiros
c)  salvos-condutos, papéis-moeda
d)  portas-bandeira, mapas-múndi
e)  salários-família, vice-diretores
22- Classificam-se como substantivos as palavras destacadas, exceto em:
a)  “… o idiota com quem os moleques mexem…”
b)  “… visava a me acostumar à morna tirania…”.
c)  “Adeus, volto para meus caminhos…”.
d)  “… conheço até alguns automóveis…”.
e)  “… todas essas coisas se apagarão em lembranças…”.
23- A alternativa em que o plural dos nomes compostos está empregado corretamente é:
a) pé-de-moleques, beija-flores, obras-primas, navios-escolas.
b)  pés-de-moleques, beija-flores, obras-primas, navios-escolas.
c)  pés-de-moleque, beija-flores, obras-primas, navios-escola.
d)  pé-de-moleques, beija-flores, obras-primas, navios-escola.
e)  pés-de-moleques, beija-flores, obras-prima, navios-escolas.
24- Assinale a alternativa em que há erro na flexão de número.
a)  as águas-marinhas, as públicas-formas, os acórdãos
b)  abajures, caracteres, os ônus
c)  auto-serviços, alto-falantes, lilases
d)  capitães-mor, sabiás-pirangas, autos-de-fé
e)  guardas-florestais, malmequeres, Ave-Marias

GABARITO:

1) c, 2) e, 3) d, 4) c, 5) b, 6) c, 7) b, 8) c, 9) d, 10) d, 11) c, 12) b, 13) e, 14) c, 15) a, 16) c, 17) e, 18) d, 19) a, 20) c, 21) d, 22) c, 23) c, 24) d